Ensino pela pesquisa na docência universitária: um relato de experiência na disciplina de Catalogação

Autores

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Docência Universitária, Docência em Ciência da Informação, Ensino da Catalogação, Ensino pela Pesquisa.

Resumo

A prática docente tem experimentado muitos desafios, sobretudo no âmbito universitário, tendo em vista que a formação profissional se sustenta nas mudanças ocorridas no mercado de trabalho. Logo, a prática educativa sofre um processo constante de reformulação nas instituições de ensino superior. Mesmo havendo reflexões acerca de novos métodos de ensino, pautados, na maioria das vezes, na humanização e na construção coletiva do conhecimento, obstáculos ainda acometem a prática pedagógica, haja vista a característica técnica que permeia algumas áreas de conhecimento ou disciplinas curriculares. Embora o campo da Ciência da Informação tenha se adequado a novos modelos, por se caracterizar como uma área eminentemente social, muitas disciplinas carregam consigo certas concepções relativas a um tecnicismo exacerbado, tal como acontece com a catalogação. Em virtude disso, relata-se, neste texto, as contribuições alcançadas no lecionamento da disciplina Representação Descritiva II, a partir da adoção do ensino pela pesquisa. Apresenta algumas características da disciplina, os procedimentos de ensino adotados e as atividades discentes realizadas. Por fim, as vivências dessa experiência promovem um olhar mais humanizado, dinâmico e flexível à prática da catalogação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2012). Atualmente, é instrutor de cursos sobre Normalização e Editor de Textos para Trabalhos Acadêmicos e Redação Oficial no Departamento de Pessoas da UFES; mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); bolsista do projeto elaboração e implantação de uma política de periódicos e construção do portal de periódicos de Minas Gerais, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG); membro do grupo de pesquisa Informação e sistemas de informação: Estudos de usuários e usos, financiado pelo CNPQ; atua no ramo da consultoria informacional, com foco em normalização, estruturação e revisão de projetos e pesquisas acadêmico-científicas; ministra aulas, cursos e treinamentos sobre metodologia científica e leciona nos cursos de Biblioteconomia e Administração; e é revisor e assessor do periódico Pró-Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES . Tem experiência na área de consultoria de acervos bibliográficos, normalização e revisão de trabalhos científicos. Realiza pesquisa em diferentes temáticas da Ciência da Informação, trabalhando principalmente com os seguintes temas: formação continuada, tratamento da informação, fazer bibliotecário, tecnologia da informação, formação e desenvolvimento de coleções e organização da informação e do conhecimento, com foco nas novas formas de representação e linguagem documentária direcionadas à gestão de coleções digitais.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8131480Z4

Referências

ARAKAK, F. A. et al. Transpondo as barreiras do ensino da catalogação: o caso da Biblioteca de Estudos e Aplicação de Metadados (BEAM). In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE CATALOGADORES, 9., Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos... Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2013. Disponível em: <http://www.telescopium.ufscar.br/index.php/eic-enacat/eic-enacat/paper/viewFile/30/25>. Acesso em: 16 nov. 2017.

BEZERRA, K. G. da C. S.; RIBEIRO, D. M.; FONTES, F. C. de O. Os saberes experienciais e a prática como processo de aprendizagem na docência universitária. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 18., Cuiabá, 2016. Anais Eletrônicos... Cuiabá, 2016. Disponível em: <http://www.ufmt.br/endipe2016/downloads/233_10017_36448.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2017.

CASTRO, F. F. de; SALES, A. R. de S.; SIMIONATO, A. C. Recomendações teóricas e práticas para o ensino da catalogação no Brasil. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v.21, n.46, p.19-32, maio/ago. 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/viewFile/1518-2924.2016v21n46p19/31599>. Acesso em: 16 nov. 2017.

EMMEL, R.; KRUL, A. J. A docência no ensino superior: reflexões e perspectivas. Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo (RS), v.3, n.1, p.42-55, jan./mar. 2017. Disponível em: <https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/1732/1231>. Acesso em: 16 nov. 2017.

FREIRE, P. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados, São Paulo, v.15, n.42, p.259-268, 2001. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/eav/article/viewFile/9805/11377>. Acesso em: 15 nov. 2017.

________. Educação e mudança. 30.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 33.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

KOBASHI, N. Y. Notas sobre o papel da pesquisa em Cursos de Graduação em Ciência da Informação. Transinformação, Campinas (SP), v.14, n.2, p.153-158, jul./dez. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tinf/v14n2/04.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2017.

MACHADO, E. C.; HELDE, R. R.; COUTO, S. D. do C. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.3, n.2, p.100-106, jul./dez. 2007. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/43/52>. Acesso em: 16 nov. 2017.

PACHANE, G. G. A experiência universitária e sua contribuição ao desenvolvimento pessoal do aluno. In: MERCURI, E.; POLYDORO, S. (Orgs.). Estudante universitário: características e experiências de formação. Taubaté: Cabral, 2003. p.155-186.

PAIVA, S. B.; ALBUQUERQUE, A. C. de. A relação entre o ensino e a pesquisa e sua contribuição para a representação descritiva e temática. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.20, n.3, p.515-525, set./dez. 2015. Disponível em: <https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1129>. Acesso em: 16 nov. 2017.

PEREIRA, A. M. Inquietações sobre o ensino de catalogação. In: INCONTRO INTERNACIONAL DE CATALOGADORES, 9., Rio de Janeiro, 2013. Anais Eletrônicos... Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2013. Disponível em: <http://www.abinia.org/catalogadores/60-206-1-PB.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2017.

PRADO, M. R. Pesquisa como estratégia de ensino: uma proposta inovadora em faculdades privadas. Revista Ensino Superior, Campinas (SP), v.1, n.11, 2013. Disponível em: <https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/artigos/pesquisa-como-estrategia-de-ensino-uma-proposta-inovadora-em-faculdades-privadas>. Acesso em: 15 nov. 2017.

RIBEIRO, F. Organização e uso da informação: conhecer bem para bem representar. IRIS, Recife, v.1, n.1, p.7-16, jul./dez. 2012. Disponível em: . Acesso em: 16 nov. 2017.

SEBA, R. G.; QUEIROZ, S. S. de. Para além da sala de aula: retenção e transferência de estratégias de aprendizagem. Revista Teoria e Prática da Educação, v.14, n.1, p.89-97, jan./abr. 2011. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/15678/8503>. Acesso em: 16 nov. 2017.

SEVERINO, A. J. Ensino e pesquisa na docência universitária: caminhos para a integração. São Paulo: EDUSP, 2008.

SILVA, M. C. da; CEZAR, A. do P. F. Aprendizagem e o currículo no ensino superior: algumas considerações sobre adaptação curricular. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., Curitiba, 2015. Anais Eletrônicos... Curitiba: PUC-PARANÁ, 2015. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/20566_11249.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2017.

VEIGA, I. P. A. Docência universitária na educação superior. 2017. Disponível em: <https://www.unochapeco.edu.br/static/data/portal/downloads/2130.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2017.

Downloads

Publicado

02-09-2018

Como Citar

SANTA ANNA, J. Ensino pela pesquisa na docência universitária: um relato de experiência na disciplina de Catalogação. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 76–88, 2018. Disponível em: https://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/102. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência