Educação pré Avatar: as tecnologias de informação e os processos formativos no campo da educação e do trabalho

Autores

Palavras-chave:

Educação, Tecnologias de Informação, Processos Formativos, Ensino de Ciências.

Resumo

Partimos do pressuposto de que em grande parte a civilização se diferencia e se caracteriza pelo modo como se acumula e transmite a informação. Nessa condição, a tecnologia da informação passa a ser elemento chave para se compreender a concepção de mundo que se encontra presente no armazenamento, na transmissão, no acesso e isso inclui também as condições necessárias para a segurança e o uso da mesma. Assim, o nosso objetivo é analisar como, na interface das tecnologias de informação com o campo dos processos formativos dos sujeitos, produz-se outras representações de mundo e sociedade. A partir dessa perspectiva, o objetivo desse artigo é compreender a interface entre as tecnologias de informação e o processo formativo, numa perspectiva crítica para além do uso instrumental dos diversos tipos de mídia. A metodologia utilizada se refere a Teoria Crítica, no sentido de apropriação do conceito de tecnologias de informação como a expressão política do sujeito na representação do real. Os resultados indicam que em nossa modernidade ocorre uma banalização no uso das tecnologias de informação numa concepção reducionista em compreendê-la primordialmente como instrumento de máquina e não como elemento da cultura. Concluímos que as transformações no campo das tecnologias de informação deveriam passar pela crítica no sentido de reconhecer que temos toda uma semiótica que nos conduz no pensamento e, principalmente, na apropriação de determinada representação de mundo.

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Biografia do Autor

Rogério Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Graduação em Educação Física (UNESP/1987).

Mestre em Educação (UNICAMP/1997).

Doutor em Educação (UNICAMP/204).

Pós Doutor em Educação (USP/2017).

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Publicado

02-09-2018

Como Citar

RODRIGUES, R. Educação pré Avatar: as tecnologias de informação e os processos formativos no campo da educação e do trabalho. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 63–75, 2018. Disponível em: https://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/112. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão