A formação pedagógica nos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciência da Informação no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Formação Pedagógica, Programas de Pós-Graduação, Ciência da Informação, Didática de Ensino, Docência na Ciência da Informação.

Resumo

Formação didática e pedagógica para pós-graduandos no Brasil constituem os temas de interesse deste artigo, que analisa a matriz curricular dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Ciência da Informação no Brasil, com o objetivo de investigar a presença de conteúdos que explicitem as temáticas formação pedagógica, formação docente, mediação pedagógica e afins, nas disciplinas ofertadas. A partir de uma revisão de literatura e do método documental com abordagem qualitativa, os dados foram coletados nos sites dos Programas e na Plataforma Sucupira. Como resultados, dos 15 Programas analisados somente cinco possuem disciplinas direcionadas para a temática enfocada. A análise centrou-se nas disciplinas que explicitam a presença de conteúdos pedagógicos e educativos, que visem a formação didática e pedagógica do futuro docente. Ressalta que é necessária uma atenção maior pelos Programas em relação a uma formação didático-pedagógica dos discentes, que vá além da científico-acadêmica. Considera que as temáticas analisadas ainda são pouco abordadas pelas disciplinas dos Programas de Pós-Graduação.

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Biografia do Autor

Ana Maria Mendes Miranda, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UEL, Bolsista CAPES

André Luís Caçula Gaia, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UEL, Bolsista CAPES

João Arlindo dos Santos Neto, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professor do Departamento de Ciência da Informação da UEL e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília

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Publicado

02-09-2018

Como Citar

MIRANDA, A. M. M.; GAIA, A. L. C.; SANTOS NETO, J. A. dos. A formação pedagógica nos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciência da Informação no Brasil. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 33–46, 2018. Disponível em: https://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/113. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa