Práticas inovadoras no ensino de Biblioteconomia no Brasil: análise das publicações do GT-6 da Ancib e da BRAPCI

Autores

  • Dayanne da Silva Prudencio Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Mara Eliane Fonseca Rodrigues Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

Inovação no Ensino de Biblioteconomia, Práticas Pedagógicas Inovadoras, Inovação no Ensino Superior.

Resumo

Investiga as práticas pedagógicas e metodologias exercidas e/ou adotadas pelas escolas/cursos de Biblioteconomia, no Brasil, após as últimas alterações curriculares efetuadas pelos cursos de graduação em Biblioteconomia. O objetivo principal foi o de localizar experiências didático-pedagógicas consideradas inovadoras e propulsoras de ruptura com os métodos conservadores de ensinar e aprender. Para caracterizar, analisar e elaborar sínteses acerca dos dados obtidos seguiu-se o plano metodológico da Pesquisa Documental numa triangulação com as abordagens qualitativa e quantitativa. Para obtenção dos dados valeu-se de duas distintas fontes de informação: os periódicos brasileiros de Biblioteconomia e Ciência da Informação indexados na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação e trabalhos/pesquisas apresentados e publicados nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, ao longo dos últimos dez anos. Para embasar a reflexão empreendida adotou-se o referencial teórico do paradigma emergente, procurando interconectar essa visão à discussão da revisão dos métodos pedagógicos para amparar teoricamente o processo de revisão e experimentações metodológicas necessárias à efetivação de uma nova proposta de formação profissional na área de Biblioteconomia. Os resultados alcançados indicam que as instâncias formadoras percebem o descompasso entre a formação e às necessidades da sociedade, sinalizando para uma nova postura docente, respaldada por uma nova opção paradigmática de ensino. Acredita-se, portanto, que é possível ultrapassar o modelo conservador de ensino ainda em vigor e alcançar a perspectiva de um ensino mais inovador de Biblioteconomia, mais eficiente e efetivo para responder as necessidades da sociedade.

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Biografia do Autor

Dayanne da Silva Prudencio, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutoranda em Ciência da Informação no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e Professora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Mara Eliane Fonseca Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, Departamento de Ciência da Informação.

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Publicado

26-12-2018

Como Citar

PRUDENCIO, D. da S.; RODRIGUES, M. E. F. Práticas inovadoras no ensino de Biblioteconomia no Brasil: análise das publicações do GT-6 da Ancib e da BRAPCI. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 25–46, 2018. Disponível em: https://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/116. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa