Concepções e práticas de gestão do conhecimento aplicadas a educação a distância

Autores

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Educação a Distância, Tecnologias de Informação e Comunicação

Resumo

Este estudo aborda a possibilidade do uso de práticas de gestão do conhecimento, que em conjunto com as tecnologias de informação e comunicação, podem promover melhorias no desenvolvimento de projetos em Educação a Distância (EaD). A pesquisa teve como objetivo conhecer as concepções e práticas de gestão do conhecimento de coordenadores e professores de cursos de graduação que atuam na modalidade de Educação a Distância, buscando identificar habilidades e competências diretivas orientadas para métodos de gestão do conhecimento, além de investigar como acontece a participação destes profissionais envolvidos no compartilhamento de informações em ambientes EaD. O estudo proposto foi desenvolvido a partir de uma pesquisa descritiva com abordagens qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi feita por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas realizadas com professores e coordenadores de curso que atuam na modalidade a distância em uma instituição de Ensino Superior de abrangência nacional. Os resultados da pesquisa permitiram conhecer de forma mais ampla as concepções acerca da gestão do conhecimento na Educação a Distância e constatar a prática de processos voltados ao compartilhamento do conhecimento na rotina dos profissionais que atuam nesta modalidade de ensino. No contexto de valorização da informação e do conhecimento, espera-se que a gestão do conhecimento possa atuar nos sistemas de educação a distância, visando contribuições efetivas nesse campo em expansão na sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalila Gimenes da Cruz, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestre em Ciência da Informação

Letícia Gorri Molina, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Ciência da Informação. Docente dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia da Universidade Estadual de Londrina

Referências

BARBOSA, Ricardo Rodrigues. Gestão da informação e do conhecimento: origens, polêmicas e perspectivas. Informação & Informação, Londrina (PR), v.13, n.esp., p.1-25, 2008. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1843/1556>. Acesso em: 5 jun. 2018.

CANDIDO, Tania Eloisa; JUNQUEIRA, Luciano Antonio Prates. Influência da cultura organizacional na gestão e compartilhamento do conhecimento. eGesta: Revista Eletrônica de Gestão de Negócios, Santos (SP), v.2, n.1, p.5-24, jan./mar. 2006. Disponível em: <https://www.unisantos.br/mestrado/gestao/egesta/artigos/52.pdf>. Acesso em: 5 jun. 2018.

CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Editora SENAC, 2003.

CIANCONI, Regina de Barros. Gestão do conhecimento: visão de indivíduos e organizações no Brasil. 2003. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 2003.

COSTA, Paulo Eduardo de Carvalho; GOUVINHAS, Reidson Pereira. Gestão do conhecimento: quebrando o paradigma cultural para motivar o compartilhamento do conhecimento dentro das organizações. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO, 24., Florianópolis, 2004. Anais Eletrônico... Florianópolis, 2004. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2004_Enegep0905_0177.pdf>. Acesso em: 5 jun. 2018.

CRESWELL, Jonh W.; PLANO CLARK, Vicki L. Pesquisa de métodos mistos. 2.ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual: métodos e aplicações práticas. 14.ed. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 1998.

DOROW, Patrícia Fernanda. Compreensão do compartilhamento do conhecimento em atividades intensivas em conhecimento em organizações de diagnóstico por imagem. 2017. 361 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2017.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

INAZAWA, Fernandez Kenji. O papel da cultura organizacional e da aprendizagem para o sucesso da gestão do conhecimento. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.14, n.3, p.206-220, set./dez. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pci/v14n3/13.pdf>. Acesso em: 5 jun. 2018

LOPES, Elaine Cristina; VALENTIM, Marta Lígia Pomim; FADEL, Bárbara. Efeitos da cultura organizacional no desenvolvimento dos modelos de governança corporativa. Revista Famecos, Porto Alegre, v.21, n.1, p.268-286, jan./abr. 2014. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/13830/11334>. Acesso em: 5 jun. 2018.

MATTERA, Tayane Cristina. Gestão do Conhecimento na prática. In: SOUTO, Leonardo Fernandes (Org.). Gestão da informação e do conhecimento: práticas e reflexões. Rio de Janeiro: Interciência, 2014. p.199-220.

MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves. A educação a distância e a formação docente. 2016. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.

MORAN, José Manuel. Mudanças na comunicação pessoal. São Paulo: Paulinas, 1998.

NEVES, José Luís. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração, São Paulo, v.1, n.3, 2º sem. 1996. Disponível em: <http://www.hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/NEVES-Pesquisa_Qualitativa.pdf>. Acesso em: 5 jun. 2018.

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação do conhecimento na empresa: como as empresas geram a dinâmica da inovação. 2.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

PRETI, Oreste. Material didático impresso na EaD: experiências e lições apre(e)ndidas. In: ENCONTRO NACIONAL DE COORDENADORES UAB, 3.; ENCONTRO INTERNACIONAL DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL, 1., 2009. Brasília, 2009. Disponível em: <http://docplayer.com.br/6612618-Material-didatico-impresso-na-ead-experiencias-e-licoes-apre-e-ndidas-1.html>. Acesso em: 5 jun. 2018.

TEIXEIRA, Enise Barth; PIZOLOTTO, Maira Fátima; LAMPERT, Amauri Luis. A gestão do conhecimento em uma organização bancária: competências profissionais num contexto de mudanças. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 24., Florianópolis, 2004. Anais Eletrônico... Florianópolis, 2004. p.3896-3903. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2004_Enegep0707_0627.pdf>. Acesso em: 5 jun. 2018.

TEIXEIRA, Thiciane Mary Carvalho; VALENTIM, Marta Lígia Pomim Valentim. Estratégias para disseminação do conhecimento organizacional: o papel da arquitetura da informação. Informação & Informação, Londrina (PR), v.17, n.3, p.165–180, set./dez. 2012. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/12110/pdf>. Acesso em: 5 jun. 2018.

VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Gestão da informação e gestão do conhecimento em ambientes organizacionais: conceitos e compreensões. Tendências da Pesquisa em Ciência da Informação, v.1, n.1, 2008. Disponível em: <http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000016104/b7a88eb0eab938146cfd4c6b92828858 >. Acesso em: 5 jun. 2018.

Downloads

Publicado

28-04-2019

Como Citar

CRUZ, D. G. da; MOLINA, L. G. Concepções e práticas de gestão do conhecimento aplicadas a educação a distância. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 6, p. 3–16, 2019. Disponível em: https://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/137. Acesso em: 28 dez. 2024.