Marketing e comunicação nos serviços de curadoria de informação: eixos teóricos e reflexões desenvolvidas em contexto acadêmico

Autores

  • Eliseu Ernesto Universidade Nova de Lisboa
  • Henriqueta Santos Universidade Nova de Lisboa
  • Márcia Cavalinhos Universidade Nova de Lisboa
  • Maria José Vitorino Universidade Nova de Lisboa
  • Ricardo M. Geraldes Universidade Nova de Lisboa
  • Paulo Gracel Universidade Nova de Lisboa
  • Sílvia Lazary de Matos Universidade Nova de Lisboa
  • Fernando Laureano Universidade Nova de Lisboa
  • Sonia Patrício Universidade Nova de Lisboa
  • Osvaldo Estrela Universidade Nova de Lisboa

Palavras-chave:

Curador, Curadoria da Informação, Marketing, Análise SWOT, Portugal, PALOP.

Resumo

Discorre sobre a importância do marketing na curadoria da informação e na afirmação da figura e da identidade do curador em Portugal na atualidade. O curador, por suas competências de gestão, é um agente crucial para as organizações confrontadas com os constantes fluxos de informação. Este profissional deverá efetuar uma análise permanente dos setores que pretende dinamizar, e elaborar estudos do ecossistema da informação, recorrendo a ferramentas de marketing e de gestão organizacional e comportamental. Recorrendo a processos de filtragem, validação, síntese, apresentação e personalização de informação, torna-se um recurso valioso para organizações, integrante de padrões de qualidade empresarial. Este trabalho caracteriza as principais dinâmicas e competências, o marketing nos serviços de curadoria da informação, a análise sistémica do setor cultural, a análise do ambiente externo e interno, pontos fracos e fortes, ameaças e oportunidades, por meio da Análise SWOT (strengths, weaknesses, opportunities and threats), o mapeamento dos stakeholders, a comunicação, participação e audiência, a criação da marca “curadoria de informação”, as estratégias e metodologias utilizadas e, por fim, as recomendações.

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Publicado

30-12-2014

Como Citar

ERNESTO, E.; SANTOS, H.; CAVALINHOS, M.; VITORINO, M. J.; GERALDES, R. M.; GRACEL, P.; MATOS, S. L. de; LAUREANO, F.; PATRÍCIO, S.; ESTRELA, O. Marketing e comunicação nos serviços de curadoria de informação: eixos teóricos e reflexões desenvolvidas em contexto acadêmico. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 113–129, 2014. Disponível em: https://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/18. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa