Implicações da metodologia da problematização na Ciência da Informação

o uso do Arco de Maguerez na Organização da Informação e do Conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v7i2.189

Palavras-chave:

Metodologia da Problematização, Arco de Maguerez, Organização da Informação e do Conhecimento, Ensino em Ciência da Informação, Ciência da Informação

Resumo

O conceito de metodologias ativas e sua aplicação na Ciência da Informação ainda é considerado um tema escasso de estudo. Adotar metodologias que desenvolvem o fazer docente e o aprendizado discente é uma estratégia potencial no processo de ensino-aprendizagem. Este estudo objetiva apresentar a aplicação da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez no ensino de conteúdos disciplinares de Organização da Informação e do Conhecimento nos cursos de Ciência da Informação. Considerada como uma pesquisa de natureza explicativa e bibliográfica, buscou-se o apoio em estudos de referência na Educação e na Ciência da Informação para caracterizar as ações pertencentes a metodologia em estudo e a aplicação desta no ensino docente. Para tanto estão caracterizados os pontos de ação do Arco de Maguerez, a saber: observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade. Estas ações integram o objetivo da Metodologia da Problematização, as ações do Arco de Maguerez e os temas de organização da informação e do conhecimento, resultado deste artigo.

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Biografia do Autor

Felipe Mozart de Santana Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco

Especialista em Gestão e Qualidade da Tecnologia da Informação e Comunicação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Doutorando e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco. Professor de pós-graduação nas disciplinas de Administração e Planejamento Estratégico, Gestão da Informação e do Conhecimento, Fundamentos de Organização da Informação. Experiente com metodologias ativas e metodologias baseadas em problemas. Bolsista da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Pesquisador no Grupo de Pesquisa Organização e Representação do Conhecimento , na Linha de Pesquisa Organização do Conhecimento e as Tecnologias de Informação . Bacharel em Gestão da Informação (UFPE). Atuou na área de gerenciamento de informação em domínio jurídico no Porto Digital em Recife (PE). Áreas de atuação desejadas: Administração com ênfase em Tecnologia da Informação, Gestão da Qualidade com ênfase em Tecnologia da Informação.

Fábio Assis Pinho, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação, atuando nos cursos de Graduação em Biblioteconomia, em Gestão da Informação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado e Doutorado Acadêmicos) da Universidade Federal de Pernambuco. Possui Graduação (2002) em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos, Mestrado (2006) e Doutorado (2010) em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi Subchefe (2009-2011) e Chefe (2011-2013) de Departamento. Foi Secretário (2015-2017) e Conselheiro Fiscal (2011-2015) da ISKO - International Society for Knowledge Organization (Brasil). Foi Vice-Coordenador do GT2 da ANCIB (2014-2016). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPE (2014-2017) e Membro do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação da ANCIB (2014-2017). É Líder do Grupo de Pesquisa: Organização e Representação do Conhecimento. É Coordenador Adjunto da CAPES (Área: Comunicação e Informação) e Pesquisador em Produtividade 2 do CNPq. Tem interesse nas linhas de pesquisa de Organização e Representação do Conhecimento e Memória da Informação Científica e Tecnológica.

Márcia Ivo Braz, Universidade Federal de Pernambuco

Vice-coordenadora do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Pernambuco. Professora Assistente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco nas disciplinas de Organização da Informação. Foi Professora Assistente do curso de Biblioteconomia - Departamento de Ciência da Informação/Universidade Federal de Sergipe (2013-2015). Possui Doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2020), Mestrado em Ciência da Informação (2013) e bacharelado em Biblioteconomia (2010) pela UFPE. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa "Organização e Representação do Conhecimento" e "Laboratório de Organização e Gestão da Informação e do Conhecimento (LOGIC)"

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Publicado

23-12-2020

Como Citar

NASCIMENTO, F. M. de S.; PINHO, F. A.; BRAZ, M. I. Implicações da metodologia da problematização na Ciência da Informação: o uso do Arco de Maguerez na Organização da Informação e do Conhecimento. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 3–22, 2020. DOI: 10.24208/rebecin.v7i2.189. Disponível em: https://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/189. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa