O papel do ensino em tratamento temático da informação frente ao cenário pandêmico

contributos possíveis da área de Biblioteconomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v7iespecial.201

Palavras-chave:

Tratamento temático da informação, Ensino de Biblioteconomia, Pandemia de COVID-19

Resumo

Aborda o tratamento temático da informação em sua perspectiva teórico-formativa, em conexão com o período de pandemia e de emergência sanitária instalado mundialmente. Objetiva analisar teoricamente o papel do ensino em tratamento temático da informação frente ao cenário pandêmico, para elencar contributos possíveis da área de Biblioteconomia mediante seu macroprocesso fundamental de constituição de representações de assunto. Metodologicamente, constitui estudo de revisão de literatura, de cunho descritivo e de natureza qualitativa. Incide sobre artigos de periódico, capítulos de livro e trabalhos na forma de anais de evento, versados em tratamento temático e em sua dimensão formativa. Demonstra que o trato temático é conteúdo formativo nos cursos de Biblioteconomia, ao organizar e representar tematicamente cada item informacional segundo suas especificidades, e consequentemente, atuar como instrumento para a obtenção de recuperação confiável. Conclui que a adequada realização do tratamento temático da informação pode auxiliar no combate à desinformação, principalmente durante a crise do Coronavírus, ao apontar o papel mediador do bibliotecário entre usuário e a recuperação da informação.

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Biografia do Autor

Lais Pereira de Oliveira, Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Federal de Goiás (UFG)

Docente do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Larissa Rosa de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestranda em Ensino e Educação Básica pelo PPGEEB/UFG, especialista em Direito Notarial e Registral pela Uni-Anhanguera (2013), com Bacharelado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2016/2019) e Bacharelado em Direito pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba - FAFICH (2012), atual Uni-Cerrado e especialista em Direito Notarial e Registral. Bibliotecária no Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES), unidade Trindade e linhas de atuação e estudo envolvem mediação da leitura, democratização do conhecimento e práticas de leitura

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Publicado

12-10-2020

Como Citar

PEREIRA DE OLIVEIRA, L.; ROSA DE OLIVEIRA, L. O papel do ensino em tratamento temático da informação frente ao cenário pandêmico: contributos possíveis da área de Biblioteconomia. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 109–128, 2020. DOI: 10.24208/rebecin.v7iespecial.201. Disponível em: https://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/201. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão