O uso da informação científica para sustentar notícias falsas e questionáveis nas mídias sociais

uma análise de postagens sobre vacinas em um grupo do Facebook

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v8i.272

Palavras-chave:

Desinformação, Notícias falsas, Análise da informação, Mídias sociais, Informação científica

Resumo

Diante do crescente uso de fontes de cunho científico para legitimar posicionamentos pseudocientíficos, esta pesquisa aborda a desinformação, os efeitos negativos causados pelas notícias falsas e sua influência na tomada de decisão. Este estudo observou critérios de qualidade da informação e alternativas para a diminuição de boatos com o objetivo de compreender o uso da informação científica nas mídias sociais como argumento para sustentar o posicionamento antivacinação e antivacina. Por meio de pesquisa qualitativa do tipo exploratória fez-se uma coleta de dados (229 postagens) do período de 1º a 30 de abril de 2018 no grupo público brasileiro denominado “O lado obscuro das vacinas” - presente na rede social Facebook – e realizou-se a identificação, classificação e análise das postagens coletadas. Além disso, analisou-se 15 postagens que utilizam argumentos científicos a fim de identificar elementos desinformantes e verificar a pertinência e coerência da fonte científica citada pelo membro do grupo. Constatou-se que a informação científica é utilizada superficialmente e se baseiam fortemente em estudos não conclusivos, muitas vezes com conteúdos relacionados ao assunto da postagem (pertinentes), mas descontextualizados (incoerentes).

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Biografia do Autor

João de Melo Maricato, Universidade de Brasília

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP), com Estágio Pós-doutoral na Universidade de Brasília (UNB). Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCinf/UnB).

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Publicado

28-10-2021

Como Citar

ALVES RIBEIRO, J.; DE MELO MARICATO, J. O uso da informação científica para sustentar notícias falsas e questionáveis nas mídias sociais: uma análise de postagens sobre vacinas em um grupo do Facebook. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 8, 2021. DOI: 10.24208/rebecin.v8i.272. Disponível em: https://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/272. Acesso em: 28 dez. 2024.