A Arquivologia na América Latina: breve estudo das disciplinas ministradas em universidades do Brasil, Bolívia, Uruguai e Argentina

Autores

  • Fernanda Frasson Martendal Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Ciências da Informação, Formação Universitária, Profissionais da Informação, Planos de Estudo.

Resumo

Ao abordar possível análise das disciplinas e eixos temáticos que compõem as matrizes curriculares dos cursos de graduação em Arquivologia das universidades pertencentes à Asociación de Universidades Grupo MontevideoUniversidad Nacional del Nordeste, na Argentina, Universidad de la República, no Uruguai, Universidade Federal de Santa Catarina, no Brasil e Universidad Mayor de San Andrés, na Bolívia – o propósito desta pesquisa se constrói a fim de identificar particularidades de cada uma das quatro universidades e seus cursos de Arquivologia, que possam complementar a formação do discente participante de programa de mobilidade acadêmica, na modalidade graduação. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, baseada em categorias adaptadas por Hernández-Olivera e outros autores e baseadas em Couture, utilizadas para identificar categoricamente tais componentes curriculares. Conquistou observar que a Universidad de la República possui maior equilíbrio entre as disciplinas, dentre as matrizes curriculares analisadas e que as quatro universidades possuem eixos distintos e complementares, de acordo a sua vinculação acadêmica, o que destaca, identifica e unifica a América Latina.

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Referências

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Publicado

30-12-2015

Como Citar

MARTENDAL, F. F. A Arquivologia na América Latina: breve estudo das disciplinas ministradas em universidades do Brasil, Bolívia, Uruguai e Argentina. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 18–36, 2015. Disponível em: https://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/29. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa