Curadoria de conteúdo na EAD

gestão da qualidade para o desenvolvimento de um modelo de referência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.300

Palavras-chave:

Curadoria de conteúdo, Educação a distância, Gestão da qualidade, Indicadores de qualidade em Educação

Resumo

Ao transformar informação em conhecimento, a curadoria de conteúdo, por meio de seus diferentes atributos, já vinha se tornando peça fundamental na atuação dos profissionais da Educação a Distância (EAD), e ganhou mais espaço nos últimos dois anos devido à pandemia de Covid-19. Neste artigo, temos como objetivo refletir sobre a conexão entre os conceitos de curadoria de conteúdo e gestão da qualidade e suas contribuições para as áreas da Ciência da Informação e da Educação. Para isso, retomamos os instrumentos de avaliação do Ministério da Educação (MEC) brasileiro e nos aprofundamos na necessidade de composição de critérios e instrumentos que apoiem a referida curadoria, tendo como base indicadores de qualidade. A partir de uma discussão da literatura, recorremos à pesquisa teórica de caráter descritivo e exploratório com vistas a abordar os conceitos de qualidade, gestão da qualidade, autoria, aprendizagem e indicadores de qualidade. Nossas reflexões apontam que estar apto para ser um curador de conteúdo se tornou uma realidade da profissão docente e uma necessidade das instituições de ensino superior, e ainda que o desenvolvimento de um modelo de referência de qualidade para a curadoria de conteúdo na EAD é uma contribuição relevante para essa realidade.

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Biografia do Autor

Daiana Garibaldi da Rocha, Universidade Fernando Pessoa

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Fernando Pessoa (Porto - Portugal), Mestre em Educação pela ULBRA (2014), Especialista em Gestão Educacional pela PUC-RS (2011) e Pedagoga com Habilitação em Orientação Educacional e Matérias Pedagógicas do Ensino Médio pela ULBRA (2009). Tem experiência há mais de 10 anos como professora da Educação a Distância, trabalhou também com Educação Infantil, Orientação Educacional/Profissional, Assessoria Pedagógica e Produção de Conteúdo para a EaD. Faz parte do Conselho Editorial do Portal Desafios da Educação, é membro associada da ABED e autora do livro Aprendizagem Digital: Curadoria, Metodologias e Ferramentas para o Novo Contexto Educacional. Atualmente é Gerente Acadêmica EAD na +A Educação - Unidades de Negócios SAGAH e Mais Campus. Assim como, professora convidada em Cursos de Pós-Graduação de diferentes instituições de ensino superior nas Áreas de Gestão Estratégica de Pessoas, Negócios Digitais e Educação.

Luis Manoel Borges Gouveia, Universidade Fernando Pessoa

Luis Borges Gouveia é licenciado em Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro, Doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Lancaster, Reino Unido, Mestre em Engenharia Electrónica e de Computadores pela Universidade do Porto e licenciado em Matemática Aplicada / Informática pela Universidade Portucalense.
Professor Catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Fernando Pessoa. Suas principais áreas de ensino são sistemas de informação, análise de sistemas, gestão da informação e transformação digital. Seus interesses de pesquisa estão relacionados a como o digital pode aprimorar a vida humana, principalmente no que se refere a questões de gestão da informação.

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Publicado

31-12-2022

Como Citar

ROCHA, D. G. da; GOUVEIA, L. M. B. Curadoria de conteúdo na EAD: gestão da qualidade para o desenvolvimento de um modelo de referência. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 9, 2022. DOI: 10.24208/rebecin.v9.300. Disponível em: https://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/300. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa