O ensino de história da África em Cursos de Biblioteconomia brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.305

Palavras-chave:

Biblioteconomia – Brasil, Ensino de História da África, Biblioteconomia – racismo, Formação profissional

Resumo

O artigo visa analisar a inserção de conteúdos relativos à História da África nos cursos presenciais de Biblioteconomia brasileiros. Como referencial teórico, contextualizam-se os elementos que unem Brasil e África sob os estudos históricos de Hampatê Bâ (2010), Reis (2003) e Serrano e Waldman (2008); aborda também, aspectos da História da África e do regime de estereotipia criado sobre este Continente a partir de M’Bokolo (2009), Pereira (2013), Macedo (2013), Ki‑Zerbo (2010). E ainda, aponta-se a importância dos estudos sobre História da África no ensino em Biblioteconomia a partir da perspectiva de estudiosos da área. Os resultados referentes ao corpus documental apresentaram a análise de 2273 disciplinas, sendo que apenas dois cursos (um de licenciatura e outro de bacharelado) contemplam disciplinas específicas de História da África e outros dois, abordam o tema como um dos conteúdos dentro da ementa de outras disciplinas não específicas. Portanto, destaca-se a pouco atenção dada na Biblioteconomia brasileira às questões étnico-raciais e a prevalência de um ensino construído com base racista e em privilégios de branquitude docente e da sua categoria profissional.

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Biografia do Autor

Franciéle Carneiro Garcês da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda em Ciência da Informação, na Escola de Ciência da Informação, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestra em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICT-UFRJ). Representante discente ANCIB - Gestão Plural (2020-2022), idealizadora e gestora do Quilombo Intelectual e Coordenadora do Selo Nyota

Daniella Camara Pizarro, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professora adjunta do Departamento de Biblioteconomia e Informação (DBI /FAED) da Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC. Atua no ensino de Biblioteconomia com habilitação em Gestão da Informação e no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Informação (PPGINF/FAED) da UDESC. 

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Publicado

31-12-2022

Como Citar

SILVA, F. C. G. da; CAMARA PIZARRO, D. O ensino de história da África em Cursos de Biblioteconomia brasileiros. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 9, 2022. DOI: 10.24208/rebecin.v9.305. Disponível em: https://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/305. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa