Percepções sobre o Estágio de Docência do Mestrado em Ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.317

Palavras-chave:

Biblioteconomia; Estágio docente; Formação profissional; Teoria e prática; UFRJ.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar as percepções sobre o estágio de docência como alternativa à prática do ensino desenvolvido por discente do Mestrado em Ciência da Informação. A experiência ocorreu em duas turmas entre 2020.2 e 2021.1, para alunos do bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),ocorrido de forma remota em virtude da pandemia da covid-19. Tais atividades oportunizaram aos discentes aprender sobre temas referentes à Gestão de Bibliotecas Universitárias e Lógica Clássica por meio de teoria e exemplos práticos. Soma-se a isso à identificação de competências técnicas com tecnologias digitais de informação e comunicação no preparo de ambiente virtual para ensino remoto em virtude da pandemia e no auxílio aos discentes. O estágio de docência propicia o conhecimento da teoria e oportuniza a prática pedagógica por meio da elaboração do plano de aula junto ao professor orientador. Como recursos metodológicos da docência, utilizou-se a criação de canais de comunicação formal e informal por meio de e-mail e grupo de whatsapp, revisão bibliográfica, pesquisa e outras fontes de informação pertinentes às temáticas das disciplinas, além de agendamento de palestras com bibliotecários como forma de exemplificar as teorias postas em prática no cotidiano de tais profissionais.

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Publicado

20-06-2022

Como Citar

SOUZA, C. B. dos S. de. Percepções sobre o Estágio de Docência do Mestrado em Ciência da Informação. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 9, n. número especial, p. 1–10, 2022. DOI: 10.24208/rebecin.v9.317. Disponível em: https://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/317. Acesso em: 27 dez. 2024.