Ciência da Informação e o pensamento freiriano

aproximações por meio dos projetos dos cursos de graduação no cenário brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v10.366

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Educação, Paulo Freire, Projeto Político de Curso

Resumo

Paulo Freire é dos educadores mais citados no mundo, tendo atuado em diversos países e com suas obras traduzidas para mais de vinte idiomas. Para o autor, a Educação, enquanto ato político, deve ser libertadora, humanizada e que rompa as barreiras entre oprimidos/as e opressores/as. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo analisar os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de graduação da área da Informação (Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação e Museologia) identificando possíveis aproximações com o pensamento freiriano. O estudo se alicerçou nos projetos dos cursos de graduação ativos e em execução, com relação obtida a partir do portal do e-MEC. A partir desses dados procedeu-se levantamento no site de cada instituição, com vistas a obter documentos. Na sequência, realizou-se a leitura e a análise dos projetos, ementas e bibliografias, verificando a presença (ou não) do autor e as possíveis contribuições de seu estudo à constituição de novos/as profissionais. O estudo revelou que dos 80 cursos ativos, 50 disponibilizavam seu PPC. Em 16, Freire é mencionado, como epígrafe, base teórica didático-pedagógica, ementa ou bibliografia. Finaliza-se o estudo pontuando que Freire está presente nos PPC dos cursos da área da informação, porém de forma tímida. Sugere-se, assim, que devem ser realizados eventos, ações e cursos de extensão e aperfeiçoamento para profissionais e estudantes, considerando as contribuições teórico-práticas que o autor pode oferecer à Ciência da Informação.

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Biografia do Autor

João Paulo Borges da Silveira, Universidade de Caxias do Sul (UCS) / Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutor em Educação. Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural. Especialista em Gestão em Arquivos e em Educação e Sociedade. Graduação em Biblioteconomia e Sociologia.

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Publicado

11-12-2023

Como Citar

BORGES DA SILVEIRA, J. P. Ciência da Informação e o pensamento freiriano: aproximações por meio dos projetos dos cursos de graduação no cenário brasileiro. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 10, p. 01–33, 2023. DOI: 10.24208/rebecin.v10.366. Disponível em: https://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/366. Acesso em: 28 dez. 2024.