O profissional da informação e a competência em marketing

Autores

Palavras-chave:

profissional da informação, competência, marketing

Resumo

As mudanças do mercado de trabalho exigem do profissional da informação novas competências diante dos desafios impostos. O marketing está passando por uma ampliação conceitual e se aproximando de interações com maior relevância para o público-alvo. Neste sentido, questiona-se como a atuação do profissional da informação é influenciada pela tendência de proporcionar serviços significativos para o usuário. Para tanto, pretende-se investigar como os profissionais da informação podem ser beneficiados pela competência em marketing para propagar serviços de informação com mais relevância para o público-alvo. Busca-se também, discutir as principais barreiras e dificuldades ao adquirir e aplicar essas competências, considerando o atual contexto de evolução digital. Este trabalho caracteriza-se como um estudo descritivo, de natureza qualitativa, realizou-se um levantamento bibliográfico para compreender a temática em questão e foi feita uma análise nos artigos publicados nas bases de dados da área. Como resultados, percebeu-se que ainda é incipiente a aplicação da competência em marketing nos profissionais da informação, bem como as barreiras existentes na formação e capacitação destes. Conclui-se que, levando-se em consideração a necessidade de atualização deste profissional diante das exigências da sociedade, a adoção de competências em marketing contribui para fortalecer o perfil do profissional da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, F. V.; PINTO, M. D. S. Marketing em unidades de informação públicas: reflexões em tempos de crise. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/124378. Acesso em: 8 jul. 2023.

AMARAL, S. A.; DANTAS, E. B. Satisfação de clientes, marketing e serviços de informação In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15., 2014, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2014. Disponível em: http://enancib2014.eci.ufmg.br/documentos/anais/anais-gt4. Acesso em: 27 jun. 2023.

AMARO, B. O bibliotecário e o seu relacionamento com a tecnologia. In: RIBEIRO, A. C. M. L.; FERREIRA, P. C. G. Bibliotecário do Século XXI: pensando o seu papel na contemporaneidade. Brasília: IPEA: 2018. p. 33-45.

ARAÚJO, A. S.; FONSECA, J. S. da. Marketing como ferramenta estratégica para gestão em arquivos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. 22., Porto Alegre, 2022. Anais [...] Porto Alegre, 2022. Disponível em: https://ancib.org/enancib/index.php/enancib/xxiienancib/paper/view/1015. Acesso em: 14 jul. 2023.

BRISOLA, A. C.; RAMOS JÚNIOR, M. A. C. O bibliotecário como um fator estratégico de marketing e de aprimoramento da competência crítica em informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 16, p. 1-21, 2020. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/135658. Acesso em: 6 jul. 2023.

FERREIRA, J. G. S.; GUERRA, M. A. M. A. Gestão e marketing em unidade de informação: competências do profissional da informação. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 81-96, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/41817. Acesso em: 7 jul. 2023

LIMA, E. B.; FERREIRA, E. G. A.; ABREU, F. F.; LIMA, G. M. C.; ARAÚJO, C. A. A. Profissionais da informação: conceitos, competências e mercado de trabalho. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18., Marília. Anais [...]. Marília: UNESP, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/105233. Acesso em: 6 jul. 2023.

PALETTA, F. C.; MOREIRO-GONZÁLEZ, J. A. A informação e o entorno digital: competências e habilidades do profissional da informação. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, n. 1, v. 13 No 1, p. 327-338, 2020. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/136065. Acesso em: 30 jun. 2023.

SANTOS, J. F.; LUBISCO, N. M. L. Marketing na gestão das bibliotecas públicas de Salvador/BA: obstáculos para sua adoção. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14., 2013. Anais [...]. Florianópolis, 2013. Disponível em: https://cip.brapci.inf.br/benancib/v/184261. Acesso em: 7 jul. 2023.

SANTOS, J. C. Atuação do profissional da informação no processo de inteligência competitiva organizacional. REBECIN, v. 3, n. 2, p. 26-50, jul./dez., 2016. Disponível em: http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin. Acesso em: 8 jul. 2023.

WERLANG, E.; FACHN, J.; BLATTMANN, U. Breve introdução ao marketing para profissionais da informação. In: NEVES, B. C.; PINTO, M. D. de S.; SPUDEIT, D. (org.). Marketing na Ciência da Informação: métodos, perspectivas e desafios. Salvador: EDUFBA, 2021.

Publicado

22-04-2024

Como Citar

SOUZA, R. M. L.; BARRETO, M. S. F. O profissional da informação e a competência em marketing. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, p. 1–13, 2024. Disponível em: https://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/408. Acesso em: 27 dez. 2024.