O uso de metodologias alternativas no ensino de Biblioteconomia: gamificação como estratégia pedagógica

Autores

  • Denise Braga Sampaio Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Maria Cleide Rodrigues Bernardino Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Palavras-chave:

Gamificação, Metodologias Alternativas, Ensino de Biblioteconomia, Prática Docente, Estratégias de Ensino.

Resumo

Aborda o uso da gamificação nas turmas de ‘Introdução à Biblioteconomia’, ‘Linguagens Documentárias Alfanuméricas: CDD’ e ‘Produção Textual’, em 2017 e ‘Representação Temática da Informação: indexação’, em 2016 como metodologia alternativa ao processo de ensino-aprendizagem. Tem como objetivo evidenciar o uso da gamificação no ensino de Biblioteconomia na UFCA e contribuir para a reflexão sobre a prática docente e o uso de metodologias alternativas no ensino superior. Traz como questão central a assimilação do conhecimento e a missão docente no novo milênio. Através de uma pesquisa descritiva, procura evidenciar a referida prática e os benefícios observados no processo avaliativo. Os resultados mostram que, majoritariamente, os alunos se identificaram com as aulas gamificadas, bem como apresentaram maior aproveitamento destas, ao passo que tem interesse de ver tal metodologia utilizada em outras disciplinas.

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Biografia do Autor

Denise Braga Sampaio, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Professora Substituta do Curso de Biblioteconomia da UFCA; Mestre em Ciência da Informação, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Professora do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB) da UFCA. Doutora em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasília (UnB); Mestre em Linguística, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

17-01-2018

Como Citar

SAMPAIO, D. B.; BERNARDINO, M. C. R. O uso de metodologias alternativas no ensino de Biblioteconomia: gamificação como estratégia pedagógica. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 4, p. 100–117, 2018. Disponível em: https://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/82. Acesso em: 28 dez. 2024.