Práticas de pesquisa de estudantes de Biblioteconomia e Arquivologia: uma abordagem sobre os aspectos afetivos envolvidos e a competência informacional

Autores

  • Renata Braz Gonçalves Fundação Universidade do Rio Grande (FURG)
  • Natália Bermudez Godinho Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Palavras-chave:

Competência Informacional, Curso de Biblioteconomia, Curso de Arquivologia, Ciência da Informação, Práticas de Pesquisa, Estudantes Universitários.

Resumo

O presente texto constitui-se de um recorte de uma pesquisa mais ampla que teve por objetivo averiguar, utilizando-se o enfoque da competência informacional, como os estudantes universitários dos Cursos de Arquivologia e Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) efetuam suas buscas informacionais para pesquisas acadêmicas. A metodologia teve abordagem quanti-qualitativa e utilizou um questionário para coleta de dados cuja base foi o instrumento desenvolvido por Campello e Abreu (2005) e buscou incorporar estágios do modelo Information Search Process (ISP) de Kuhlthau (1996). Os resultados evidenciam que o ISP foi significativo para a análise dos aspectos afetivos envolvidos nas práticas de pesquisa dos sujeitos investigados e permitiram inferir que a clareza e atenção das orientações iniciais oferecidas pelo professor para a execução das tarefas de pesquisa podem influenciar em aspectos afetivos dos estudantes e no processo de realização de investigações acadêmicas.

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Publicado

21-02-2017

Como Citar

GONÇALVES, R. B.; GODINHO, N. B. Práticas de pesquisa de estudantes de Biblioteconomia e Arquivologia: uma abordagem sobre os aspectos afetivos envolvidos e a competência informacional. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 75–93, 2017. Disponível em: https://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/9. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa