A Leitura e a leitura de clássicos literários

reflexões em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v7iespecial.186

Palavras-chave:

Leitura; Literatura Clássica; Mediação.

Resumo

Desde o início de 2020, ouve-se falar em COVID 19, e desde meados de março, iniciou-se um isolamento social ainda sem precedentes no Brasil. Diante disso, o homem terá de reaprender a viver em sociedade, repensando atitudes e valores por causa da pandemia que assola o mundo. Esse cenário motivou as reflexões suscitadas neste artigo, que visa discutir o valor da leitura da literatura clássica em tempos de pandemia e, ainda, refletir sobre o modo como os clássicos literários podem sugerir caminhos possíveis para compreender o momento de pandemia da COVID-19. Tendo em vista o fechamento de bibliotecas e de escolas, questiona-se ainda como o bibliotecário e o professor podem contribuir com seu compromisso social de mediador da leitura. A partir de um arcabouço teórico advindo dos Estudos Literários, da Biblioteconomia e da Sociologia, valeu-se de pesquisa bibliográfica para discorrer sobre as questões norteadoras deste estudo

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Biografia do Autor

Esther Hermes Luck, Universidade Federal Fluminense

Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Subchefe do departamento de Cência da Informação. Coordenadora do Curso BibEaD. Pesquisadora nas áreas de  Bibliotecas Escolares, Formação de Professores e Educação Superior.

Claudia Vanessa Bergamini, Universidade Federal do Acre;

Desde o início de 2020, ouve-se falar em COVID 19, e desde meados de março, iniciou-se um isolamento social ainda sem precedentes no Brasil. Diante disso, o homem terá de reaprender a viver em sociedade, repensando atitudes e valores por causa da pandemia que assola o mundo. Esse cenário motivou as reflexões suscitadas neste artigo, que visa discutir o valor da leitura da literatura clássica em tempos de pandemia e, ainda, refletir sobre o modo como os clássicos literários podem sugerir caminhos possíveis para compreender o momento de pandemia da COVID-19. Tendo em vista o fechamento de bibliotecas e de escolas, questiona-se ainda como o bibliotecário e o professor podem contribuir com seu compromisso social de mediador da leitura. A partir de um arcabouço teórico advindo dos Estudos Literários, da Biblioteconomia e da Sociologia, valeu-se de pesquisa bibliográfica para discorrer sobre as questões norteadoras deste estudo.

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Publicado

11-10-2020

Como Citar

LUCK, E. H.; BERGAMINI, C. V. . A Leitura e a leitura de clássicos literários: reflexões em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 54–71, 2020. DOI: 10.24208/rebecin.v7iespecial.186. Disponível em: https://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/186. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa