Bibliotecários e professores

uma síntese de trajetórias acadêmico-profissionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v8i.253

Palavras-chave:

Professor, Ensino Superior, Biblioteconomia, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), Sociologia e Política - Escola de Humanidades

Resumo

Apresenta uma síntese dos resultados da pesquisa sobre as trajetórias acadêmico-profissionais realizadas pelos bibliotecários que atuavam como docentes na FaBCI/FESPSP, ao longo do ano de 2015. O método misto se configura como principal escopo metodológico da pesquisa. O espaço amostral abarca todos os bibliotecários que atuavam como professores na instituição, no ano de 2015. Apresenta uma síntese dos resultados obtidos: definição de gênero e faixa etária dos participantes, contexto de escolha pelo curso de Biblioteconomia, ano e Instituição de formação em Biblioteconomia, contexto de atuação como docente ensino superior e suas temporalidades associadas, formação acadêmica e investimento em formação continuada e, por fim, experiência no ensino superior e projeção de atuação profissional futura. Conclui que a inserção na docência em Biblioteconomia ocorre, majoritariamente, de três formas: por uma escolha pessoal, por uma aceitação após direcionamento dos antigos professores ou, então, por uma aceitação de oportunidade após enfrentamento de um dilema pessoal. Por fim, reitera a importância dos cursos de pós-graduação voltados para a educação e o exercício da prática bibliotecária para a composição do “fazer-se” docente.

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Biografia do Autor

Valéria Martin Valls, Sociologia e Política - Escola de Humanidades

Doutorado e Mestrado em Ciências da Comunicação e Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela ECA/USP, além de extensão universitária em Docência pela FGV. Coordenadora acadêmica e docente do curso de graduação em Biblioteconomia e Docente de pós-graduação da área de Ciência da Informação da FaBCI/FESPSP (Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FaBCI/FESPSP). Membro do Conselho de Administração da SP Leituras - Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura. Coordenadora Regional São Paulo da ABECIN (Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação) gestão 2019-2022. Contemplada com o Prêmio da ABECIN de melhor TCC de graduação nos anos de 2014, 2016 e 2020, como orientadora. Consultora associada em projetos ligados à gestão da qualidade, informação e conhecimento. Palestrante nos seguintes temas: gestão do conhecimento, inovação e aspectos contemporâneos da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação.

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Publicado

28-10-2021

Como Citar

SOUZA, Ágata N. G. de; VALLS, V. M. . Bibliotecários e professores: uma síntese de trajetórias acadêmico-profissionais. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 8, 2021. DOI: 10.24208/rebecin.v8i.253. Disponível em: https://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/253. Acesso em: 28 dez. 2024.