Treinamento em gestão cultural no ensino de Biblioteconomia

a experiência na Universidade da República

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v8i.254

Palavras-chave:

Ensino de Biblioteconomia; Gestão Cultural; Perfil profissional do bibliotecário

Resumo

O artigo relata a experiência de incorporar o tema "gestão cultural" no currículo do Bacharelado em Biblioteconomia da Universidade da República, Uruguai. Através deste caminho e das diferentes abordagens que a "gestão cultural" implica, o artigo argumenta sobre os fundamentos da perspectiva dada a tal formação no contexto da disciplina e da prática profissional. Da mesma forma, a contribuição da biblioteconomia à gestão cultural é mostrada, especificamente no que diz respeito ao papel dos mediadores culturais dos bibliotecários e sua contribuição à cidadania cultural. Nas considerações finais, outros desenvolvimentos curriculares promovidos a partir da experiência são notados, enquanto as perspectivas futuras são delineadas. Entende-se que estes contribuem para a visibilidade da carreira profissional e das bibliotecas como serviços culturais, assim como para a promoção de funções universitárias, especialmente de pesquisa, em uma área que o requer para seu crescimento disciplinar.

 

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Acceso en: 17 marzo 2021.

Publicado

31-12-2021

Como Citar

SZAFRAN MAICHE, P. Treinamento em gestão cultural no ensino de Biblioteconomia: a experiência na Universidade da República. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 8, p. 1–18, 2021. DOI: 10.24208/rebecin.v8i.254. Disponível em: https://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/254. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência