Novos ambientes de aprendizagem para alunos do século XXI

contribuições da experiência de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.350

Palavras-chave:

Ensino; Planejamento na área da informação; TICs; Práticas de ensino.

Resumo

Hoje, ensinar e aprender em ciência da informação é um desafio permanente. As contínuas mudanças no campo da informação exigem atualização e treinamento dinâmico dos profissionais da informação. Neste sentido, é necessário refletir sobre as práticas de ensino e sobre as ferramentas disponíveis para realizá-las, especialmente no campo das tecnologias educacionais. Este trabalho visa apresentar a experiência da unidade curricular Planejamento na área de informação, do Bacharelado em Arquivologia e Bacharelado em Biblioteconomia da Faculdade de Informação e Comunicação-Udelar, Uruguai. São apresentadas as estratégias pedagógicas e didáticas utilizadas no desenvolvimento do curso para integrar o trabalho teórico-prático, individual-grupo e face-a-face-virtual. São apresentados alguns dos desafios resultantes da prática do ensino para a implementação do ambiente de aprendizagem virtual como uma sala de aula ampliada. As considerações finais refletem sobre o contraponto existente entre a estrutura dada ao curso e os tópicos abordados e como isso impacta na aprendizagem em um sentido dialógico.

 

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Publicado

31-12-2022

Como Citar

ALONSO VARELA, L.; FUSTER CAUBET, Y. Novos ambientes de aprendizagem para alunos do século XXI: contribuições da experiência de ensino. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 9, 2022. DOI: 10.24208/rebecin.v9.350. Disponível em: https://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/350. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos de Caso