Habilidades dos mediadores para a alfabetização científica na biblioteca escolar

aproximações com os saberes freireanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v10.360

Palavras-chave:

Apropriação da informação, Pesquisador infantojuvenil, Habilidades informacionais, Práticas educativas na biblioteca escolar

Resumo

O artigo aborda a alfabetização científica na biblioteca escolar. Parte do princípio de que a biblioteca escolar é um “terreno fértil” para o estímulo à curiosidade científica e atribui aos diversos mediadores, em especial, professores e bibliotecários a responsabilidade em estabelecer parcerias e promover habilidades e saberes que contribuam na construção do conhecimento infantojuvenil. Nesse sentido, o objetivo do artigo foi apresentar habilidades e saberes dos mediadores na biblioteca escolar, visando a autonomia dos estudantes e sua apropriação da informação científica. Quanto aos procedimentos metodológicos, utiliza a revisão bibliográfica narrativa, com base no delineamento bibliográfico e documental não exaustivo, com abordagem qualitativa. Dentre os resultados, evidencia-se um conjunto de saberes (conhecimentos, procedimentos, atitudes e valores), que precisam integrar as ações do mediador na alfabetização científica dos estudantes. Conclui que é urgente a necessidade da realização de pesquisas mais aprofundadas quanto às habilidades do mediador, mas também das crianças e jovens. No mesmo sentido, é fundamental promover ações colaborativas entre o professor e o bibliotecário de maneira a incentivar nos estudantes o espírito investigativo.

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Biografia do Autor

Sueli Bortolin, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista/Marília-SP. Professora no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL)

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Publicado

11-12-2023

Como Citar

ALCARÁ, A.; BORTOLIN, S. Habilidades dos mediadores para a alfabetização científica na biblioteca escolar: aproximações com os saberes freireanos. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 10, p. 1–29, 2023. DOI: 10.24208/rebecin.v10.360. Disponível em: https://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/360. Acesso em: 10 maio. 2024.