Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho

contribuições ao Ensino sobre Patrimônio no Estado do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v10.363

Palavras-chave:

Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), Formação profissional, Ensino sobre patrimônio, Artes e ofícios, Patrimônio cultural

Resumo

Toma a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) como tema de investigação com o objetivo de abordar aspectos relacionados à memória e à ação pedagógica da instituição. Dirige o olhar para as disciplinas ofertadas voltadas à compreensão do patrimônio e que envolvem a temática da conservação e restauração, tratando também sobre valorização e permanência dos saberes em artes e ofícios. De cunho exploratório, tem como delineamento metodológico a pesquisa bibliográfica e documental, a partir da qual aborda aspectos históricos sobre a institucionalização da preservação do patrimônio no Brasil com a criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e apresenta fatos relacionados à memória da EAOTPS, com informações históricas sobre sua concepção pelo Governo do Estado do Ceará. Na análise dos dados, discute a formação fornecida voltada à educação patrimonial, à valorização de ofícios tradicionais e à capacitação profissional oferecida nos três eixos de atuação da instituição: conservação e restauro de bens culturais, técnicas de gravura, e, artesanato. Examina o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e identifica as diretrizes adotadas nas ações de ensino dirigidas à área do patrimônio. Conclui assinalando a contribuição da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho à valorização do patrimônio no Ceará como equipamento de referência à formação de profissionais em conservação, restauro e demais áreas das artes e ofícios no estado.

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Biografia do Autor

Gabriela Dantas, Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS)

Bacharelado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui formação básica em Conservação, Restauração e Organização de Bens Móveis e Integrados  pela Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS). Tem experiência em conservação de acervos fotográficos e audiovisuais. Atua como Analista de Preservação, Conservação e Digitalização no Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS).

Jefferson Veras Nunes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará (PPGCI-UFC)

Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).

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Publicado

31-12-2023

Como Citar

MENDES, L. G. D. de L. .; NUNES, J. V. Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho: contribuições ao Ensino sobre Patrimônio no Estado do Ceará. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 10, p. 01–30, 2023. DOI: 10.24208/rebecin.v10.363. Disponível em: https://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/363. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa