Formação e competências docentes à luz das teorias Freireanas

Autores

Palavras-chave:

Formação docente. Competências docentes. Paulo Freire.

Resumo

É de conhecimento de educadores e pesquisadores a importância da formação docente e do desenvolvimento de competências necessárias à prática pedagógica.  Paulo Freire, aborda em suas obras, a importância de uma educação libertadora e emancipadora e traz a construção de um pensamento educacional libertador, capaz de transformar qualquer cidadão em um pensador crítico, hábil a indagar o mundo e a sociedade a qual está inserido. O presente trabalho caracteriza-se como estudo de natureza bibliográfica através das principais obras de Paulo Freire, Pedagogia do oprimido (1968), Educação como prática de liberdade (1967), Importância do ato de ler (1981), Pedagogia da esperança (1992) e Pedagogia da autonomia (1996). Objetivou-se refletir sobre as competências docentes voltadas às práticas pedagógicas do professor em sala de aula. Infere-se que apesar do termo competência docente ser mais utilizado de forma técnica, Paulo Freire tratou deste tema dentro de suas obras de forma humanizada e humanizadora, essenciais à constituição dos saberes docentes e de suas ações junto aos discentes.

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Publicado

11-12-2023

Como Citar

MENEZES LIMA, B.; EUGENIA CAVALCANTE, L. . Formação e competências docentes à luz das teorias Freireanas. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 10, p. 01–19, 2023. Disponível em: https://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/368. Acesso em: 28 dez. 2024.