O Podcast como ferramenta de ensino no Projeto de Extensão Formação do Discente Pesquisador

Autores

Palavras-chave:

podcast na educação, metodologias de ensino, projeto de extensão formação discente pesquisador

Resumo

Estudo do Podcast como facilitador no ensino-aprendizagem interativo. Ressalta que a aprendizagem tem um caráter social realizada por meio da interação entre os sujeitos participantes do processo educacional. Nesse contexto, o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)  trouxeram desafios ao processo de ensino-aprendizagem com o uso de metodologias ativas, como o Podcast. Caracteriza-se como ferramenta educativa-participativa do ambiente web, que tem o áudio como o principal meio de comunicação. Objetiva investigar as implicações do uso da ferramenta Podcast no processo de ensino- aprendizagem a partir de sua aplicação nas atividades de formação desenvolvidas pelo Projeto de Extensão Formação do Discente Pesquisador (PEFDP), segundo a opinião dos discentes bolsistas e os atendidos pelo projeto. Utiliza como metodologia a pesquisa-ação através do relato de construção do Podcast pela equipe de professores e monitores do PEFDP. Conclui que ações desse nível envolve de forma colaborativa toda a equipe por meio do planejamento, execução e ações permeadas no uso dessa metodologia ativa de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, E. A. A construção social da informação: práticas informacionais no contexto de Organizações Não-Governamentais/ONGs brasileiras. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) − Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 1998. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/34342. Acesso em: 3 abr. 2023.

ARESTA, M. S. L. As ferramentas web 2.0 e as comunidades de aprendizagem: estudo de casos sobre as comunidades de aprendizagem no Mestrado em Multimédia em Educação. 2009. (Mestrado em Multimédia em Educação) – Universidade de Aveiro, Aveiro, 2009. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/1391/1/2009001379.pdf. Acesso em: 3 abr. 2023.

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. A educação a distância para a formação ao longo da vida na sociedade do conhecimento. In: CONGRESO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÉS DE PSICOPEDAGOXÍA, 2007, Coruña. Actas [...]. Coruña: Universidade da Coruña, 2007. p. 613-623. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7056/1/EAD.pdf. Acesso em: 3 abr. 2023.

CARDOSO, R.; HIPÓLITO, B. Guia de uso: criação de podcast como recurso educacional. 2. ed. Recife: Faculdade Pernambucana De Saúde, 2022. Disponível em: https://repositorio.fps.edu.br/bitstream/4861/698/1/Guia%20Podcast_2ed_2022.pdf. Acesso em: 8 abr. 2023.

COSTA, L. F. Usabilidade do Portal de Periódicos da Capes. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2008.

CRUZ, S. Blogue, YouTube, Flickr e Delicious: software social. In:

CARVALHO, A. A. A. (Org.). Manual de ferramentas da Web 2.0 para professores. [Lisboa]: Ministério da Educação, 2008. p. 15-40. Disponível em: https://pt.slideshare.net/uftdoc6693695/evolucin-de-la-web-10-hasta-70. Acesso em: 8 abr. 2023.

FREIRE, E. P. A. Podcast: breve história de uma nova tecnologia educacional. Educação em Revista, Marília, v.18, n. 2, p. 55-70, jul./dez. 2017. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/7414. Acesso em: 8 abr. 2023.

FREIRE, E. P. A. Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 63, p. 1033-1056, out./dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/fkBmgrpkfLsDtMzvYWjtMCG/?format=pdf. Acesso em: 8 abr. 2023.

KHANZODE, C. A.; SARODE, R. D. Evolution of the world wide web: from web 1.0 to 6.0. International Journal of Digital Library services, [s. l.], v. 6, n. 2, p. 1-11, 2016. Disponível em: http://www.ijodls.in/uploads/3/6/0/3/3603729/ijodls121.pdf. Acesso em: 3 abr. 2023.

LIMA, J. A. O. Pesquisa-ação em Ciência da Informação. In: MUELLER, S. (org.) Métodos para a pesquisa em Ciência da Informação. Brasília, DF: Thesaurus, 2007.

LIMA, K. M. C. F.; CAMPOS, C. S.; BRITO, A. L. O podcast como ferramenta ao ensino: implicações e possibilidades educativas. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2020, Maceió. Anais [...]. Maceió: UFAL, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD4_SA19_ID5360_26092020221728.pdf. Acesso em: 8 abr. 2023.

MACHADO, A. R.; BERLEZZI, F. L. C. Produção de podcast como metodologia ativa no ensino-aprendizagem de literatura portuguesa. Letras & Letras, Uberlândia, v. 37, n. 1, p. 237-249, jan./jun. 2021. Disponível em:

https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/56736/32329. Acesso em: 8 abr. 2023.

MASLOW, A. H. Motivation and personality. New York: Harper & Row, 1954.

MINAYO, M. C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petropólis: Vozes, 2016.

PÉREZ, I. Mapas conceptuales sobre un la evolución de la Web 1.0 hasta la Web 7.0. Valencia: Universidad Fermín Toro, 14 mayo 2014. Disponível em: https://es.slideshare.net/uftdoc6693695/evolucin-de-la-web-de-10-hasta-70-34660197. Acesso em: 8 abr. 2023.

PINTO, M. J. T. A utilização de ferramentas web 2.0 em contexto educativo: um estudo com professores do 1º ciclo do ensino básico. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) − Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Porto, 2011. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/62496943.pdf. Acesso em: 3 abr. 2023.

SILVA, A. S. R. et al. Produção em aulas remotas: tutoriais e guias didáticos. Fortaleza: UFCE, 2020.

SPOTIFY. Disponível em: https://podcasters.spotify.com/features/create. Acesso em: 3 abr. 2023.

Publicado

22-04-2024

Como Citar

PECEGUEIRO, C. M. P. A.; VETTER, S. M. J.; MARINHO, R. R.; FREITAS, G. L.; ALENCAR, M. G. S. P. O Podcast como ferramenta de ensino no Projeto de Extensão Formação do Discente Pesquisador. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, p. 1–16, 2024. Disponível em: https://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/403. Acesso em: 27 dez. 2024.