Perfil sociocultural e acadêmico dos discentes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará

Autores

  • Maria Josélia de Oliveira Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Gabriela Belmont de Farias Universidade Federal do Ceará (UFC) http://orcid.org/0000-0001-5743-4422

Palavras-chave:

Biblioteconomia, Ensino-Aprendizagem, Perfil Sociocultural, Perfil Acadêmico.

Resumo

Para que haja a ruptura de paradigmas tão sedimentados no ensino é necessário compreender as necessidades e perspectiva dos discentes. Apresentamos dados parciais da pesquisa intitulada “Análise sobre ambientação e qualidade do processo de ensino aprendizado do curso de Biblioteconomia”. A reflexão sobre os aspectos educativo e social construídos antes e durante a ambientação universitária é de fundamental importância, para compreendermos de que forma o processo de ensino aprendizagem pode ser influenciado ou influenciar. Nesse artigo temos como objetivo apresentar as percepções dos discentes, do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará, sobre o perfil sociocultural e acadêmico. A pesquisa se caracteriza como exploratória, foi desenvolvida por meio de uma revisão bibliográfica seguida de aplicação de questionários e análise dos dados. Os primeiros resultados apresentam que os discentes do curso são alunos oriundos tanto de escolas públicas quanto privadas, que a grande maioria está no curso devido a segunda opção do sistema único de seleção. São discentes que mantém um planejamento para o estudo e ver a educação como meio de melhorar a qualidade de vida. Ao conhecer o perfil sociocultural e acadêmico dos discentes é possível desenvolver um conjunto de mudanças que não se restringe aos métodos de ensino e avaliação, mas principalmente, o despertar das competências do discente, no próprio processo de formação.

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Biografia do Autor

Maria Josélia de Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Discente do Curso de Biblioteconomia e Bolsista de Projetos de Graduação da PROGRAD-UFC.

Gabriela Belmont de Farias, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Ciência da Informação. Docente do Curso de Biblioteconomia e do Progama de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Departamento de Ciências da Informação. Líder do Grupo de Pesquisa"Competência e Mediação em Ambientes de Informação".

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Publicado

17-01-2018

Como Citar

OLIVEIRA, M. J. de; FARIAS, G. B. de. Perfil sociocultural e acadêmico dos discentes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 4, p. 55–72, 2018. Disponível em: https://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/94. Acesso em: 28 dez. 2024.