Perfil sociocultural e acadêmico dos discentes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará
Palabras clave:
Biblioteconomia, Ensino-Aprendizagem, Perfil Sociocultural, Perfil Acadêmico.Resumen
Para que haja a ruptura de paradigmas tão sedimentados no ensino é necessário compreender as necessidades e perspectiva dos discentes. Apresentamos dados parciais da pesquisa intitulada “Análise sobre ambientação e qualidade do processo de ensino aprendizado do curso de Biblioteconomia”. A reflexão sobre os aspectos educativo e social construídos antes e durante a ambientação universitária é de fundamental importância, para compreendermos de que forma o processo de ensino aprendizagem pode ser influenciado ou influenciar. Nesse artigo temos como objetivo apresentar as percepções dos discentes, do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará, sobre o perfil sociocultural e acadêmico. A pesquisa se caracteriza como exploratória, foi desenvolvida por meio de uma revisão bibliográfica seguida de aplicação de questionários e análise dos dados. Os primeiros resultados apresentam que os discentes do curso são alunos oriundos tanto de escolas públicas quanto privadas, que a grande maioria está no curso devido a segunda opção do sistema único de seleção. São discentes que mantém um planejamento para o estudo e ver a educação como meio de melhorar a qualidade de vida. Ao conhecer o perfil sociocultural e acadêmico dos discentes é possível desenvolver um conjunto de mudanças que não se restringe aos métodos de ensino e avaliação, mas principalmente, o despertar das competências do discente, no próprio processo de formação.
Descargas
Citas
BAUMAN, Zigmunt. A fluidez do mundo liquido. Programa Milênio. GloboNews. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7P1MAZXFVG0>. Acesso em: 26 set. 2016.
BORGES, F. C.; ALENCAR, E. M. L. S. Criatividade na educação superior na perspectiva de estudantes e professores. In: WECHSLER, S. M.; NAKANO, T. de C. (Orgs.). Criatividade na educação superior: uma perspectiva internacional. São Paulo: Vetor, 2011. p.180-201.
COELHO, C. M. M. Formação docente e sentidos da docência: o sujeito que ensina, aprende. In.: MITJÁNS MARTINEZ, Albertina; SCOZ, Beatriz Judith Lima; CASTANHO, Marisa Irene Siqueira Castanho (Orgs.). Ensino e aprendizagem: a subjetividade em foco. Brasília: Liber, 2012. p.111-129.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: ________. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FARIAS, Gabriela Belmont. Competência em informação no ensino de Biblioteconomia: por um a aprendizagem significativa e criativa. 2014. 183f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação), Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2014.
________; BELLUZZO, R. C. B. Como desenvolver a competência em informação mediada por modelagem conceitual teórico-prática: por um a aprendizagem significativa e criativa na educação. Londrina: ABECIN Editora, 2015. 173p.
________; MORAIS, Eder Narciso; OLIVEIRA, Maria Josélia de. Desafios e oportunidades no curso de Biblioteconomia da UFC: interlocuções discentes. In: SOUZA, Terezinha de Fátima C. de et al. (Org.). A Biblioteconomia em diálogo com a Arquivologia e a Museologia: desafios e interlocuções em equipamentos culturais. Belo Horizonte: ECI/UFMG, 2016. p.627-637.
FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Análise da produção, implementação e avaliação de um modelo de mediação da informação no contexto de uma comunidade urbana. 2014. 283f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Instituto de Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, 2014. Disponível em: <http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16851>. Acesso em: 4 ago. 2016.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
GOLDENBERG, Miriam. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8.ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.
VALENTIM, Marta Lígia Pomim; RODRIGUES, Mara Eliane Fonseca; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Estudos sobre a formação do profissional da informação no Brasil e no Mercosul. Marília: FUNDEPE Editora; São Paulo: ABECIN Editora, 2014. 353p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.