Gestão do conhecimento e tecnologia: aplicação na educação

Autores/as

  • Maria Marta Emydio Faculdade de Tecnologia de Garça (FATEC/Garça)
  • Regina Ferreira da Rocha Faculdade de Tecnologia de Garça (FATEC/Garça)

Palabras clave:

Gestão do Conhecimento, Educação, Compartilhamento. Docente. Capital Intelectual.

Resumen

Os desafios são uma constante no cotidiano das organizações de negócios e dentro do ambiente escolar essa realidade não é diferente. No processo educacional contemporâneo, a gestão do conhecimento é uma ferramenta que possibilita o uso de recursos tecnológicos visando a otimização de tempo, do espaço e dos recursos, além de permitir a aquisição e o compartilhamento de informações/conhecimentos, aproveitando os capitais intelectuais e a interação dos envolvidos, sendo este um excelente instrumento para o ambiente educacional. O presente artigo aborda conceitos de gestão do conhecimento e como seus princípios podem contribuir com o trabalho de professores e gestores de educação, objetivando o aprimoramento dos processos pedagógicos e relacionais das instituições de ensino. O uso correto das tecnologias é parte fundamental para que tal propósito seja alcançado. Partindo desse princípio, desenvolveu-se um estudo de caso numa rede municipal de ensino da cidade de Garça/SP para conhecer o relacionamento do professor com as tecnologias e com a socialização de informações, experiências e conhecimento. Aplicou-se um questionário junto a um grupo de professores, de três unidades escolares da rede. Como resultado, mostraram-se favoráveis às práticas de gestão do conhecimento e uso correto de redes interativas e colaborativas para fins de compartilhamento de conhecimento.

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Citas

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Publicado

2019-04-28

Cómo citar

EMYDIO, M. M.; ROCHA, R. F. da. Gestão do conhecimento e tecnologia: aplicação na educação. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 5, p. 53–57, 2019. Disponível em: https://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/120. Acesso em: 28 dic. 2024.