A gestão do conhecimento aplicada à formação universitária

Autores/as

Palabras clave:

Construção de Conhecimento, Gestão do Conhecimento, Educação Universitária, Formação Universitária.

Resumen

Ao refletir sobre a formação universitária no contexto atual, se propõe que a gestão do conhecimento, que visa ampliar o compartilhamento e uso do conhecimento, pode contribuir para a ação docente nesta formação. Assim, o objetivo desta pesquisa centra na análise de modelos e práticas de gestão do conhecimento aplicados à construção e compartilhamento de conhecimento inter-relacionando com a ação docente e justifica-se na necessidade de superar a reprodução em prol da construção de novos conhecimentos. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, foi utilizado o método ‘Análise de Conteúdo’ em entrevistas realizadas com docentes da Universidade Federal de Goiás, que compôs o universo e a população alvo, respectivamente, desta pesquisa. A partir da análise dos dados, foi possível concluir que a maioria dos docentes pesquisados, tinha consciência de suas funções para a formação do discente, bem como buscava a melhoria contínua desta atividade docente. Contudo, encontravam barreiras principalmente devido a cultura organizacional não estar pautada no compartilhamento de conhecimento de modo institucionalizado, dependendo apenas dos próprios interesses individuais.

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Biografía del autor/a

Arielle Lopes Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)

Graduada em Biblioteconomia pela UFG e Mestre em Ciencia da Informação pela UNESP

Ieda Pelógia Martins Damian, Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade de São Paulo (USP-Ribeirão Preto)

Docente da Universidade de São Paulo no curso de graduação em Ciência da Informação e Documentação do Departamento de Educação, Comunicação e Informação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FFCLRP/USP. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Unesp - Marília - SP. Possui graduação em Analise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994), mestrado em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP (2009), doutorado em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP (2012). Áreas de concentração: gestão da informação e do conhecimento, serviços de referência e informação, redes de informação, base de dados, administração de varejo, sistemas de informação, comércio e governo eletrônico

Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Professora Titular da Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018. Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca (USAL), Espanha, 2012. Livre Docente em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional pela Unesp, 2009. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), 2001.

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Publicado

2019-04-28

Cómo citar

ALMEIDA, A. L.; DAMIAN, I. P. M.; VALENTIM, M. L. P. A gestão do conhecimento aplicada à formação universitária. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 6, p. 77–90, 2019. Disponível em: https://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/138. Acesso em: 28 dic. 2024.