Elaboração de resumos documentários
uma experiência didática
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v6i2.179Palabras clave:
s Assuntos* Resumo documentário. Análise Documentária. Leitura Documentária. Experiência prática.Resumen
Analisa os resultados da experiência didática realizada na disciplina de Introdução à Análise Documentária com o objetivo de demonstrar a partir da experiência, que a formação do bibliotecário o torna qualificado para a redação de resumos documentários, mesmo que este não seja especialista na área de conhecimento do texto. Foram realizados levantamentos bibliográficos sobre a temática da pesquisa, e como parte aplicada foram selecionados textos disponíveis da base Scientific Electronic Library Online (SciELO), para que os alunos realizassem a leitura documentária, analisassem criticamente e posteriormente, reescrevessem o resumo, levando em consideração os conteúdos expostos em sala de aula. Á título de exemplificação do que foi realizado em sala de aula é exposto por meio de tabela comparativa diferenças entre o resumo realizado pelo(s) autor(es) do artigo e os elaborados pelo grupo de alunos. Muito embora os autores sejam especialistas no conteúdo do texto, nem sempre conseguem realizar um resumo adequado devido à falta de domínio das metodologias e operações do resumo. O profissional bibliotecário embora não seja especialista na área do conhecimento do texto, possui habilidades técnicas para realizar um resumo documentário fidedigno e representativo do documento original possibilitando acesso à informação.
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Citas
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