Atuação do profissional da informação no processo de inteligência competitiva organizacional

Autores/as

  • Juliana Cardoso dos Santos Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Palabras clave:

Profissional da Informação, Bibliotecário, Competências, Habilidades, Inteligência Competitiva Organizacional.

Resumen

A informação e o conhecimento são insumos básicos para a competitividade das organizações, cujas habilidades e competências diferenciadas são necessárias para que o profissional da informação possa se estabelecer no mercado. O processo de inteligência competitiva organizacional é um modelo de gestão organizacional eficiente, e cabe ao profissional da informação antever as necessidades do mercado e da organização gerando um diferencial competitivo para o processo decisório. Este artigo tem por objetivo descrever com base na literatura as competências e as habilidades necessárias para o bibliotecário atuar no processo de inteligência competitiva organizacional. Para tanto, realizou-se um ensaio de cunho teórico e de caráter descritivo enfocando as temáticas, o profissional da informação, as competências e as habilidades do bibliotecário, a importância do marketing pessoal e profissional, o mercado de trabalho e a atuação profissional no processo de inteligência competitiva organizacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Cardoso dos Santos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Citas

ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Formação, formatação: profissionais da informação produzidos em série. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2002. p.133-148.

BESSON, B.; POSSIN, J. Do serviço de informação à inteligência econômica. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.

CARDOSO JÚNIOR, W. F. A inteligência competitiva aplicada nas organizações do conhecimento como modelo de inteligência empresarial estratégica para implantação e gestão de novos negócios. 2003. 209f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2003. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/86362>. Acesso em: 20 set. 2016.

CARVALHO, K. de. O profissional da informação: o humano multifacetado. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v.3, n.5, out. 2002. Disponível em: <http://basessibi.c3sl.ufpr.br/brapci/index.php/article/view/0000001268/fa81446cf2a99d84b646221ccd1622bd>. Acesso em: 20 set. 2016.

CIANCONI, R. de. Gerência da informação mudanças no perfil profissional. Ciência da Informação, Brasília, v.20, n.2, p.204-208, jul./dez. 1991. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/article/viewFile/356/356>. Acesso em 20 set. 2016.

CODA, T. R. Mercado de trabalho, perfis profissionais e formação profissional em Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação face ao advento da Sociedade da Informação no contexto brasileiro. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Departamento de Biblioteconomia, Escola de Comunicação e Artes. Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 1993.

DIRETRIZES curriculares para os cursos de biblioteconomia. Brasília, 2001. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2003.

FERREIRA, D. T. Profissional da informação: perfil de habilidades demandadas pelo mercado de trabalho. Ciência da Informação, Brasília, v.32, n.1, p.42-49, jan./abr. 2003. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1018/1073>. Acesso em: 20 set. 2016.

FERREIRA, D. T.; SANTOS, R. N. M. Profissional da informação: perfis de habilidades demandadas pelo mercado. Revista Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v.23/24, n.2, p.147-160, 1999/2000. Disponível em: <http://www.brapci.ufpr.br/brapci/index.php/article/view/0000001857/9737f5ab7de513dd187ee6fd19ea63e8>. Acesso em: 20 set. 2017.

GOMES, E.; BRAGA, F. Inteligência competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

GUIMARÃES, J. A. C. Moderno profissional da informação: a formação, mercado de trabalho e o exercício profissional. CFB Informa, Brasília, v.3, n.2, p.6-7, abr. 1998.

________. Moderno profissional da informação: elementos para sua formação no Brasil. Transinformação, Campinas, v.9, n.1, p.134-137, jan./abr. 1997. Disponível em: <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/viewFile/1597/1569>. Acesso em 20 set. 2016.

KARKOTLI, G. R. Importância da responsabilidade social para implementação do marketing social nas organizações. 2002. 98f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2002. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/83062>. Acesso em: 20 set. 2016.

KEMPENICH, M. Marketing biruta: como (re)orientar as empresas, os negócios e a si próprio em tempos de rápidas e bruscas mudanças. Salvador: Casa da Qualidade, 1997.

KOTLER, P. Princípios de marketing. 7.ed. Rio de Janeiro: LCT, 1998.

KRUEL, I. R. P. et al. Mercado de trabalho do bibliotecário em Porto Alegre. Revista Biblioteconomia & Comunicação, Porto Alegre, v.8, p.125-134, jan./dez. 2000. Disponível em: <http://www.brapci.ufpr.br/brapci/index.php/article/view/0000004624/5857229b5df355279557de529868f58f>. Acesso em: 20 set. 2016.

LAUNO, R. Perspectiva de informação tecnológica/industrial. Ciência da Informação, Brasília, v.22, n.2, p.162-165, maio/ago. 1993. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/503/503>. Acesso em: 20 set. 2016.

MARCHIORI, P. Z. Que profissional queremos formar para o século XXI: graduação. Informação & Informação, Londrina, v.1, n.1, p.27-34, jan./jun. 1996. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1617/1371>. Acesso em: 20 set. 2016.

MCKENNA, R. Marketing de relacionamento. Rio de Janeiro: Campus, 1993.

MIRANDA, A. Cecily ou missão do bibliotecário. Revista de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v.8, n.1, p.7-18, 1979. Disponível em: <http://basessibi.c3sl.ufpr.br/brapci/index.php/article/view/0000002699/f51fa17997bcb21d46d976231e82ae4c>. Acesso em: 20 ser. 2016.

MONTALLI, K. M. L. Perfil do profissional de informação tecnológica e empresarial. Ciência da Informação, Brasília, v.26, n.3, p.290-295, set./dez. 1997. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/771/800>. Acesso em: 20 set. 2016.

NEVES, E.; LONGO, R. M. J. Atuação do profissional da informação na gestão do conhecimento. Revista Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v.23/24, n.2 especial, p.161-172, 1999/2000. Disponível em: <http://www.brapci.ufpr.br/brapci/index.php/article/download/12289>. Acesso em: 20 set. 2016.

REZENDE, Y. Informação para negócios: os novos agentes do conhecimento e a gestão do capital intelectual. Ciência da Informação, v.31, n.1, p.75-83 jan./abr. 2002. Disponível em:<http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/979/1017> Acesso em: 20 set. 2016.

SANTOS, J. P. O perfil do profissional bibliotecário. In: VALENTIM, M. L. P. (Org). Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. São Paulo: Polis, 2000. p.107-134.

SAVIANI, D. Da nova LDB ao novo plano nacional de educação: por uma outra política educacional. Campinas: Autores Associados, 1998.

SETZER, V. W. Dado, informação, conhecimento e competência. DataGramaZero, Rio de Janeiro, n.0, dez. 1999. Disponível em: <http://basessibi.c3sl.ufpr.br/brapci/index.php/article/view/0000009680/c0b410d13c8c2aa9de90f1135f51a2c8>. Acesso em: 20 set. 2016.

SILVA, E. L.; CUNHA, M. V. A formação profissional no século XXI desafios e dilemas. Ciência da Informação, Brasília, v.31, n.3, p.77-82, set./dez. 2002. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/950/987>. Acesso em: 20 set. 2016.

TARAPANOFF, K. Inteligência organizacional e competitiva. Brasília: UnB, 2001.

________. O profissional da informação e a sociedade do conhecimento: desafios e oportunidades. Transinformação, Campinas, v.11, n.1, p.27-38, jan./abr. 1999. Disponível em: <http://basessibi.c3sl.ufpr.br/brapci/index.php/article/view/0000000289/fdfaf53d336083d6ff84f3aa9ac489d2>. Acesso em: 20 set. 2016.

TOMAÉL, M. I. A formação do profissional bibliotecário e a gestão da informação na empresa: um estudo de avaliação. 1998. 175f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, 1998.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução a pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação: o positivismo, a fenomenologia, o marxismo. São Paulo: Atlas, 1987. 175p.

URBIM, E. Organizar informações é a principal atribuição. Folha de São Paulo, FOVEST, São Paulo, 29 maio 2003. p.8.

VALENTIM, M. L. P. Atuação e perspectivas profissionais da informação. In: ________ (Org.). Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. São Paulo: Polis, 2000. p 135-152.

VALENTIM, M. L. P. et al. O processo de inteligência competitiva em organizações. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v.4, n.3 jun. 2003. Disponível em: <http://www.brapci.ufpr.br/brapci/_repositorio/2010/01/pdf_f589d25523_0007468.pdf>. Acesso em: 20 set. 2017.

VALENTIM, M. L. P. Formação: competências e habilidades do profissional da informação. In: ________ (Org.). Formação do profissional da informação. São Paulo, Polis, 2002. p.117-132.

________. O moderno profissional da informação: formação e perspectiva profissional. Encontros Bibli: Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Florianópolis, n.9, jun. 2000. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2000v5n9p16/5058>. Acesso em: 20 set. 2016.

________. Profissional bibliotecário e as perspectivas sócio-econômicas neste final de século. Disponível em: . Acesso em: 10 de jun. 2003.

Publicado

2017-04-02

Cómo citar

SANTOS, J. C. dos. Atuação do profissional da informação no processo de inteligência competitiva organizacional. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 26–50, 2017. Disponível em: https://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/42. Acesso em: 28 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos de Pesquisa