A inovação para os bibliotecários de uma instituição de educação profissional: conhecendo o perfil para continuar inovando

Autores/as

  • Jorge Moisés Kroll do Prado Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC)
  • Marcelo Cavaglieri Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC)

Palabras clave:

Inovação, Bibliotecários, Perfil Profissional, Criatividade.

Resumen

Apresenta o perfil dos profissionais responsáveis pelas bibliotecas (bibliotecários e auxiliares) de uma instituição de educação profissional atuante em todo o território brasileiro no que concerne à inovação. Para esta finalidade, contextualiza a instituição e sua representatividade para o País, quais seus ramos de atuação e seu trabalho pioneiro com educação por competências. Apresenta uma breve fundamentação teórica a respeito do termo inovação e suas tipologias, além de sua relação com a atividade do bibliotecário. Além disso, são apresentadas e discutidas as respostas ao questionário online que buscou estabelecer o perfil profissional. O instrumento de pesquisa foi elaborado contendo dezoito questões divididas em três seções: Formação, Atuação Profissional e Inovação. Na última seção são relacionadas algumas estratégias para que os bibliotecários continuem inovando dentro das unidades de informações estudadas. Finaliza com a apresentação das considerações finais, trazendo uma reflexão a respeito do contexto deste perfil, bem como sugerindo ações que implementem uma cultura mais fortalecida nestas unidades de informação; além de quais iniciativas podem ser promovidas pelas instituições profissionais e escolas de Biblioteconomia referente às fragilidades evidenciadas pelas respostas obtidas a partir da aplicação do questionário.

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Biografía del autor/a

Jorge Moisés Kroll do Prado, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC)

Coordenador da Rede de Bibliotecas do Senac - Santa Catarina

Citas

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Publicado

2017-04-02

Cómo citar

PRADO, J. M. K. do; CAVAGLIERI, M. A inovação para os bibliotecários de uma instituição de educação profissional: conhecendo o perfil para continuar inovando. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 93–108, 2017. Disponível em: https://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/49. Acesso em: 28 dic. 2024.

Número

Sección

Estudos de Caso