O filme como fonte de informação aplicado ao ensino da Biblioteconomia
Palabras clave:
Fonte de Informação, Fontes Gerais da Informação, Ensino, Biblioteconomia, Filme.Resumen
Trata da experiência com a utilização dos filmes: ‘Central do Brasil’ e ‘Uma Cidade sem Passado’ como ferramenta pedagógica na disciplina Fontes Gerais da Informação do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri. Tem como objetivo identificar o filme como metodologia criativa para apoio ao ensino da disciplina de Fontes Gerais da Informação proporcionando aprendizagem e aprofundamento das temáticas. O exercício da aprendizagem passa por uma dinâmica que concerne quatro etapas que vão desde o primeiro contato com a disciplina através do estudo do plano de aula à leitura, análise e discussão do filme. O filme por meio de imagens em movimento, desperta interesse e aponta caminhos para uma discussão que revela a importância das fontes informacionais para otimizar o cotidiano da sociedade e a prática da docência.
Descargas
Citas
BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Florianópolis: EDUSC, 2004.
BRITO, Carla Façanha de. Proposta de categorização dos ex-votos do casarão: o museu vivo do Padre Cícero em Juazeiro do Norte. 2012. 100f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, 2012. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br/bitstream/tede/3916/1/arquivototal.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2017.
CAMACHO, Marcelo. Banho de realismo. Veja, São Paulo, n.1541, abril. 1998. Disponível em: <http://origin.veja.abril.com.br/080498/p_082.html>. Acesso em: 14 ago. 2017.
CUNHA, Murilo Bastos da. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2001. 168p.
DODEBEI, Vera Lúcia Doyle Louzada de Mattos. Memória e conhecimento: oralidade, visualidade e reprodutibilidade no fluxo da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 10., 2009, João Pessoa. Anais Eletrônico... João Pessoa: UFPB; ANCIB, 2009. Disponível em: <http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xenancib/paper/viewFile/3167/2293>. Acesso em: 14 ago. 2017.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007.
PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. Fontes ou recursos de informação: categorias e evolução conceitual. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v.1, n.1, 2006. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/index.php/pbcib/article/view/8809/4716> Acesso em: 29 set. 2017.
PINTO, Virgínia Bentes; MEUNIER, Jean-Guy; SILVA NETO, Casemiro. A contribuição peirciana para a representação indexal de imagens visuais. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v.13, n.25, p.15-35, jan./jul. 1. Sem. 2008. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2008v13n25p15/878>. Acesso em: 29 set. 2017.
SOUZA, Hélio Augusto Godoy de. Documentário, realidade e semiose: os sistemas audiovisuais como fontes de conhecimento. São Paulo: Annablume; FAPESP, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.