Rede científica do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas

Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v8i.257

Palavras-chave:

Bibliometria; Coautoria; Redes; Bioquímica; UFRGS.

Resumo

O presente artigo objetiva identificar a rede científica dos docentes/pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica (PPGBioq), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no período de 2007-2016. Aplica indicadores bibliométricos de produção científica (número de documentos publicados em periódicos) e de coautoria. A coleta de dados da produção científica dos 48 docentes do PPGBioq/UFRGS deu-se na Coleta Capes e na Plataforma Sucupira, pertencente à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), seguido da verificação se essa produção estava indexada na Web of Science. Para tratar e normalizar os nomes das instituições em que os pesquisadores declararam a sua afiliação, criou-se um vocabulário controlado de autoridades na ferramenta Thesa. As redes foram criadas no software VosViewer. O PPGBioq/UFRGS apresenta uma rede científica ampla de colaboração nos documentos publicados, sendo que as interações mais frequentes, em todos os períodos analisados, foram com pesquisadores afiliados a departamentos da própria universidade (UFRGS) e com instituições localizadas na região Sul do país. Devido à falta de padronização dos nomes das instituições de afiliação dos pesquisadores, este artigo propõe um protocolo de padronização do nome institucional para o contexto do PPGBioq/UFRGS, que poderá ser utilizado pelos gestores na definição de uma política interna para submissão de manuscritos pelos docentes. Além disso, o vocabulário controlado de autoridades “Instituições de Bioquímica”, criado para o desenvolvimento da presente pesquisa, poderá ser utilizado em outros estudos.

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Biografia do Autor

Ediane Maria Gheno, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É mestre e doutora em Educação em Ciências pela UFRGS. É graduada em Letras pela Faculdade Porto-Alegrense (FAPA) e Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Educação em Ciências e Ciência da Informação (Biblioteconomia), atuando principalmente nos seguintes temas: Bibliotecas Comunitárias, Projetos de fomento ao livro e à leitura, divulgação científica, avaliação institucional, Bibliometria e Cientometria. Atualmente, está realizando estágio de Pós-Doutorado na UFRGS e atua como Docente Colaboradora no PPG em Educação em Ciência (PPGQVS-UFRGS) e é colaboradora no @cientonaltas PODCAST, programa de divulgação e popularização científica do PPGQVS.

Rene Faustino Gabriel Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Biblioteconomia e Documentação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008), com mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná (2011) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIN) da mesma universidade. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ciência da Informação, Estudos Métricos da Informação, Bibliometria, Brapci, Comunicação Científica, Dados de Pesquisa e Produção Científica. Implantou e coordena a Base de Dados de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI). Membro do Grupo de Pesquisa de Comunicação Científica e do Núcleo de Estudos em Ciência, Inovação e Tecnologia da UFRGS. 

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Publicado

28-10-2021

Como Citar

GHENO, E. M.; GABRIEL JUNIOR, R. F. Rede científica do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 8, 2021. DOI: 10.24208/rebecin.v8i.257. Disponível em: https://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/257. Acesso em: 28 dez. 2024.