Critérios de qualidade em revistas científicas de acesso aberto em Educação da Região Sul do Brasil

Autores

  • Tatiane Priscila Pinto Corrêa Prefeitura Municipal do Rio Grande
  • Angélica Conceição Dias Miranda Fundação Universidade de Rio Grande (FURG)

Palavras-chave:

Comunicação Científica, Revistas Científicas em Educação, Acesso Aberto, Critérios de Qualidade.

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados de estudo que objetivou analisar os critérios de qualidade em revistas científicas de acesso aberto no campo da Educação da Região Sul do Brasil. Apresenta aporte teórico sobre comunicação científica, qualidade em periódicos científicos online. Os caminhos metodológicos seguidos compreendem duas etapas: a) busca dos periódicos online de acesso aberto em Educação da Região Sul no site do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia; b) análise dos periódicos segundo os critérios de qualidade sugeridos pela Scientific Electronic Library Online Brasil. Entre os resultados observou-se que todas as revistas contemplam grande parte dos critérios analisados, ficando o Digital Object Identifier com maior discrepância, já que quinze dos vinte e quatro periódicos abrangem esse quesito.

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Biografia do Autor

Tatiane Priscila Pinto Corrêa, Prefeitura Municipal do Rio Grande

Bibliotecária da Prefeitura Municipal do Rio Grande. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Fundação Universidade de Rio Grande (FURG)

Angélica Conceição Dias Miranda, Fundação Universidade de Rio Grande (FURG)

Professora Doutora da Fundação Universidade do Rio Grande (FURG)

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Publicado

02-04-2017

Como Citar

CORRÊA, T. P. P.; MIRANDA, A. C. D. Critérios de qualidade em revistas científicas de acesso aberto em Educação da Região Sul do Brasil. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 51–66, 2017. Disponível em: https://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/48. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa