O ato de ensinar em tempos adversos

reflexão sobre a prática docente no contexto pandêmico

Autores

  • Maria Cleide Rodrigues Bernardino Universidade Federal do Cariri (UFCA) https://orcid.org/0000-0002-3812-3167
  • Denise Braga Sampaio Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.342

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Pedagogia Freiriana, Ensino em Informação, Aprendizagem Significativa

Resumo

Aborda o processo de ensino e aprendizagem no cenário da Pandemia por Covid-19, dialogando com Paulo Freire e David Ausubel, interseccionando com Jean Piaget e bell hooks. Tem como objetivo refletir a respeito do processo ensino-aprendizagem, a partir do período pandêmico, considerando os caminhos possíveis para a área da Informação, com base na aprendizagem significativa e na pedagogia freiriana. Os procedimentos metodológicos se deram por meio da pesquisa bibliográfica e abordagem dialética. Conclui-se que a Pandemia revelou desigualdades sociais e econômicas que impactam nos resultados educacionais e contribuiram para evasão e reprovações no Ensino Superior. E que a aprendizagem significativa é uma via de mão dupla em que todos, docentes e discentes, aprendem. Percebe-se, a partir dos teóricos em discussão, que há interseções possíveis e, de futuras reflexões, no campo da informação. A exemplo das dimensões da mediação da informação, propostas por Henriette Gomes. Este, portanto, é um estudo preliminar, na perspectiva de tais discussões, carecendo de maiores aprofundamentos a serem feitos futuramente.

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Biografia do Autor

Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB) e da Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e Inovação Tecnológica (BPI/2020-2022) da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Doutora em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Linguística pela UFPB. Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Editora do periódico Folha de Rosto: revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Líder do Grupo de Pesquisa UFCA/CNPq: Biblioteca Informação e Sociedade (BIS). (UFC).

Denise Braga Sampaio, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora do Departamento de Documentação e Informação (DDI) do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (ICI-UFBA). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (PPGB/UFCA). Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Mestra em Ciência da Informação, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE). Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Vice-líder do Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital (LTI Digital/UFBA). Pesquisadora da Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violência (RIEV/UFPB). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Inclusos (UFPB).

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Publicado

20-06-2022

Como Citar

BERNARDINO, M. C. R.; SAMPAIO, D. B. O ato de ensinar em tempos adversos: reflexão sobre a prática docente no contexto pandêmico. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 9, n. número especial, p. 1–20, 2022. DOI: 10.24208/rebecin.v9.342. Disponível em: https://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/342. Acesso em: 27 dez. 2024.