55 anos da Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire

influências na educação e produção científica em Ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v10.367

Palavras-chave:

Produção científica, Ciência da Informação, Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido, Análise de citação

Resumo

Ao considerar as influências de Paulo Freire e de sua obra seminal, “Pedagogia do Oprimido”, no campo da Ciência da Informação, esta pesquisa descritiva tem a finalidade de evidenciar os 55 anos do livro, com o objetivo de memorar a sua contribuição à pesquisa e à educação nessa área, por meio de uma análise da produção científica nos periódicos brasileiros. Reflete o interdomínio existente entre este campo e a Educação. Recorre especialmente à bibliometria e à cientometria no procedimento metodológico aplicado na Base Brapci, acessível universalmente em meio eletrônico, com recorte temporal entre 1972 e 2021. Analisa diacronicamente a produção científica publicada em periódicos brasileiros da Ciência da Informação na qual a referida obra é citada. Observa a variedade de periódicos científicos, em que destaca o contraponto entre revistas tradicionais e recentes. Na evolução temporal em que a obra em análise é referenciada nestas produções, identifica publicações a partir de 1987, mas destaca, a partir do ano 2010, que a obra passou a ganhar mais popularidade nas pesquisas em Ciência da Informação. Verifica o núcleo temático em Ciência da Informação nas circunstâncias das pesquisas realizadas, bem como as relações de coocorrência temática existentes, estruturadas em clusters. Constata, os assuntos Mediação, Mediação da Informação, Competência em Informação, Informação, Educação e Ciência da Informação como os mais frequentes nas pesquisas em Ciência da Informação citantes da Pedagogia do Oprimido. Conclui, contextualizando os resultados e sua importância em relação às principais concepções de Paulo Freire na obra em análise.

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Biografia do Autor

Rafael Silva da Câmara, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Ciência da Informação, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Juliana Lazzarotto Freitas, Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA)

Doutora em Ciência da Informação, pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP/Marília). Mestra em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Gestão de Negócios, pela UFPR. Bacharela em Gestão da Informação, pela UFRPR.Bolsista do Programa de Capacitação Profissional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-Nível DB.

Leilah Santiago Bufrem, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Ciências da Comunicação, pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Educação, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharela em Biblioteconomia e Documentação, pela UFPR. Professora Titular aposentada do Curso de Gestão da Informação da UFPR. Professora Visitante Sênior no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 1C, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).Líder do Grupo de Pesquisa: Educação, Pesquisa e Produção Científica.

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Publicado

11-12-2023

Como Citar

SILVA DA CÂMARA, R.; LAZZAROTTO FREITAS, J.; SANTIAGO BUFREM, L. 55 anos da Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire: influências na educação e produção científica em Ciência da Informação. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 10, p. 01–26, 2023. DOI: 10.24208/rebecin.v10.367. Disponível em: https://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/367. Acesso em: 28 dez. 2024.