Cada um no seu quadrado

o desperdício das competências em informação dos professores

Autores

  • Joselito Manoel de Jesus Universidade Federal da Bahia (UFBA) https://orcid.org/0000-0002-6323-5101
  • Fernanda Maria Melo Alves Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Palavras-chave:

competências em informação, retroação, recursão, produção-de-si

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar e refletir sobre as competências em informação dos professores dos colegiados de licenciatura em Geografia dos departamentos da Universidade do Estado da Bahia, na sua prática docente. Para atingir os objetivos definidos, a pesquisa é bibliográfica, descritiva e qualitativa. A coleta de fontes bibliográficas efetuou-se no Portal de Periódicos da CAPES e na Base de Dados em Ciência da Informação, através dos descritores “competências em informação”, colegiado” e “docência”, permitindo selecionar referencial teórico pertinente. Utiliza a teoria da complexidade para sistematizar suas reflexões de modo a trabalhar a incorporação inteligente dos antagonismos na produção e na criação na qual as competências em informação têm importância fundamental. Para obter informação sobre as práticas docentes, aplicou-se uma entrevista semiestruturada a 5 professores do Colegiado de Licenciatura em Geografia do DCH IV. Depois de lidas as respectivas contribuições, aplicou-se a análise de conteúdo, sistematizando-se em unidades de registro e classificando-as em unidades de sentido, elaborando-se as inferências. Para manter o anonimato dos entrevistados utilizou-se a simples numeração de 1 a 5. Os resultados apontam para práticas individuais e desperdício de potencialidades que poderiam ser aproveitadas se houvesse uma retroação permanente do colegiado como todo, em que os professores, as partes, utilizassem as suas competências em informação para o revitalizar, desenvolvendo sistematicamente estratégias articuladas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, F. M. M. et al. Competência em informação: políticas públicas, teoria e prática. Salvador: EDUFBA, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22598. Acesso em: 23 jul. 2023.

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION; ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Presidential commitee on Information Literacy: final report. Washington: ALA, 1989. Disponível em http://www.ala.org/acrl/publications/whitepapers/presidential. Acesso em: 23 jul. 2023.

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION; ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Information literacy competency stardards for higher education. Illinois: 2000. Disponível em:

https://alair.ala.org/bitstream/handle/11213/7668/ACRL%20Information%20Literacy%20Competency%20Standards%20for%20

Higher%20Education.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 23 jul. 2023.

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION; ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Characteristics of programs of information literacy that illustrate best practices: a guideline, 2003. Disponível em: http://www.ala.org/ala/acrl/acrlstandards/characteristics.htm Acesso em: 26 jul. 2023.

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION; ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Information literacy in action, 2004.

Disponível em: http://www.ala.org/ala/acrl/acrlissues/acrlinfolit/infolitresources/infolitinaction/infolitaction.htm. Acesso em: 23 jul. 2023.

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION; ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Presidential Committee on Information Literacy: final report, 2008. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/publications/whitepapers/presidential. Acesso em: 23 jul. 2023.

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION; ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Framework for information literacy for higher education. Chicago: ACRL Board, 2016. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/standards/ilframework. Acesso em: Acesso em: 30 ago. 2023.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BELLUZZO, R. C. B. A competência em informação no Brasil: cenários e espectros. São Paulo: ABECIN Editora, 2018.

BREIVIK, P. S. Information literacy. Bulletin of the Medical Library Association, 1991, v. 79, n. 2, p. 226, 1991. Disponível em:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC225527/pdf/mlab00119-0094.pdf. Acesso em: 23 jul. 2023.

BREIVIK, P. S. Take II – information literacy: revolution in education. Reference Services Review, v. 27, n. 3, p. 271-276, 1999. Disponível em:

https://doi.org/10.1108/00907329910283412. Acesso em: 23 jul. 2023.

BRUCE, C.S. Information literacy: a phenomenography. Thesis (Doctor of Philosophy) - University of New England, Armidale, 1996. Disponível em: https://rune.une.edu.au/web/handle/1959.11/6730. Acesso em: 23 jul. 2023.

CHANG-WELLS, G. L. M.; WELLS, G. Dynamics of discourse: Literacy and the construction of knowledge. Contexts for learning: Sociocultural dynamics in children's development, Oxford University Press, p. 58-90, 1993. Disponível em: https://books.google.pt/books?hl=es&lr=&id=mRFnDAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA58&ots=pvk2OCjqp4&sig=vL-Td2Lz-i0GbC7lsMa1NPa3jzA&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 23 jul. 2023.

DIDRIKSSONN-TAKAYANAGUI, A. La educación superior en la UNESCO: ¿avance o retroceso? Universidades, v. 73, n. 94, p.10-24, 2022. Disponível em: http://udualerreu.org/index.php/universidades/article/view/657. Acesso em: 30 ago. 2023.

DUDZIAK, E. A. Políticas de competência em informação: leitura sobre os primórdios e a visão dos pioneiros da information literacy. In: ALVES, F. M. M.; CORRÊA, E. C. D.; LUCAS, E. R. O. Competência em informação: políticas públicas, teoria e prática. Salvador: EDUFBA, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22598. Acesso em: 30 ago. 2023.

GARCIA, P. D.; LAMARRA, N. F. Educação Superior e futuro: leituras do roteiro para a Educação Superior proposto pela UNESCO a partir de uma perspectiva latino-americana. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Campo Grande, v. 28, n. 62, p. 127–148, 2023. Disponível em: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/1766. Acesso em: 30 ago. 2023.

GRIZZEL, A et al. Think critically, click wisely. Media & Information literacy curriculum for educators and learners. Paris: UNESCO, 2021. Disponível em: https://milobs.pt/en/recurso/media-and-information-literate-citizens-think-critically-click-wisely/. Acesso em: 30 ago. 2023.

HERNÁNDEZ SAMPIERI, R.; FFERNANDÉZ-COLLADO, C.; BAPTISTA-LUCIO, P. Metodología de la investigación. México: McGraw-Hill Interamericana, 2018.

IFLAN; UNESCO. Faróis da Sociedade da Informação: Declaração de Alexandria sobre Competência Informacional e Aprendizado ao Longo da Vida. Alexandria: National Forum on Information Literacy, 2005. Disponível em: https://repository.ifla.org/handle/123456789/3154. Acesso em: 30 ago. 2023.

KULHTHAU, C. Information Skills For an information society: a review of research. Syracuse: ERIC Clearinghouse on information Resources, Syracuse University, 1987. Disponível em: http:://files.eric.ed.gov/fulltext/ED297740.pdf. Acesso em: 30 ago. 2023.

MORIN, E. O método 1: a natureza da natureza. Tradução: Ilana Heinenberg. Porto Alegre: Sulina, 2016.

QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L. V. Manual de Investigação em Ciências Sociais. 4. ed. Lisboa: Gradiva, 2005.

SHIPMAN, T.; BANNON, S. H.; NUNES-BUFFORD, K. The Information-Seeking Habits of In-Service Educators. College & Research Libraries, v. 76, n. 2, p. 120-135, 2015. Disponível em: https://crl.acrl.org/index.php/crl/article/view/16407. Acesso em: 30 ago. 2023.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Hoja de Ruta propuesta para la 3ª Conferencia Mundial de Educación Superior, WHEC2022, documento de trabajo. Más allá de los límites: nuevas formas de reinventar la educación superior. Barcelona: UNESCO, 2022. Disponível em: https://www.unesco.org/es/higher-education/2022-world-conference. Acesso em: 30 ago. 2023.

UNESCO ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Media and Information Literacy. Communication and information. Paris, 2012. Disponível em: www.unesco.org/new/en/communication-and-information/media-development/media-literacy/miompositeconcept. Acesso em: 30 ago. 2023.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Conferência Mundial de Educação Superior 2009: As Novas Dinâmicas do Ensino Superior e da Investigação para a Mudança Social e o Desenvolvimento, Paris: UNESCO, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=4512-conferencia-paris&Itemid=30192. Acesso em: 30 ago.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. UNESCO and information literacy. 2009. Disponível em:

http://portal.unesco.org/ci/en/ev.php-URL_ID=19812&URL_DO= DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html. Acesso em: 30 ago. 2023.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Teacher training curricula for media and information literacy. Paris: UNESCO, 2008. Disponível em: https://milobs.pt/wp-content/uploads/2021/11/Teacher-Training-Curricula-for-Media-and-Information-Literacy.pdf. Acesso em: 30 ago. 2023.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. The Alexandria Proclamation on Information Literacy and Lifelong Learning. Paris: UNESCO, 2005. Disponível em: https://repository.ifla.org/handle/123456789/3147. Acesso em: 30 ago. 2023.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Declaración Mundial sobre la Educación Superior en el siglo XXI: visión y acción. Paris, UNESCO, 1998. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000113878_spa. Acesso em: 30 ago. 2023.

VITORINO, E. V; PIANTOLA, D. Competência em informação: conceito, contexto histórico e olhares para a Ciência da Informação. Florianópolis: UFSC, 2019.

WILSON, C.; GRIZZLE, A.; TUAZON, R.; AKYEMPONG, K.; CHEUNG, C. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília: UNESCO, 2013. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000220418. Acesso em: 30 ago. 2023.

ZURKOWSKI, P.G. The Information Service Environment Relationships and Priorities. Washington: ERIC Clearinghouse, 1974. Disponível em:

https://catalogue.nla.gov.au/catalog/5264489. Acesso em: 30 ago. 2023.

Publicado

22-04-2024

Como Citar

JESUS, J. M. .; ALVES, F. M. M. Cada um no seu quadrado: o desperdício das competências em informação dos professores. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, p. 1–31, 2024. Disponível em: https://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/411. Acesso em: 27 dez. 2024.