Práticas de Ensino em Empreendedorismo: a co-criação de uma plataforma para conectar Gestores de Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v12.381

Palavras-chave:

Educação, Gestão da Informação, Co-criação, Profissional, Extensão

Resumo

O curso de Gestão da Informação, atualmente no Brasil, instiga debates e acúmulo teórico, mas percebe-se que existem certo desconhecimento e confusão conceitual quanto ao potencial dos Bacharéis em Gestão da Informação. Diante disto, o artigo buscou mostrar como o ensino, a pesquisa e a extensão podem andar juntos, e mais, como as práticas de ensino podem contribuir para resolução de problemas sociais de diferentes naturezas, inclusive problemas relacionados a uma categoria profissional, como o Gestor de Informação. Para tal, foi realizada uma pesquisa-ação participante com os alunos de uma disciplina em uma universidade pública federal. Como resultados, foi desenvolvida uma plataforma que propiciou uma reflexão na prática das problemáticas do Gestor de Informação, por meio de diversos processos e ferramentas de co-criação que foram desenvolvidos durante as aulas. Assim como, o questionamento de que precisamos co-criar novas ferramentas para as novas realidades profissionais que estão surgindo e entender que a conexão entre pessoas é um fator fundamental, principalmente para o fortalecimento dos Gestores de Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ribeiro, Lourença S., Instituto Federal de Educação

Doutora em Tecnologia e Sociedade, Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação, Bacharel em Gestão da Informação, com cursos de especialização em Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior, Economia Criativa, Cultura e Inovação e cursando Gestão com ênfase em Empreendedorismo. Atua com ensino, pesquisa e extensão, possuo ampla vivência em gestão de projetos de extensão e relações com a comunidade e coordenação de equipes multidisciplinares.
Atuou como assessora na implementação da currricularização da extensão universitária em Instituições de Ensino Superior Privada, implementei o Centro Social Marista Irmão Egídio e a Trilha Incubadora Social Marista, projeto financiado pelo CNPQ. Cofundadora da Rede Libersol - Rede de Saúde Mental e Economia Solidaria, realizei assessoria prefeituras e organizações não governamentais, organizei conferências, seminários, cursos e eventos de extensão, além de ter proferido inúmeras palestras em eventos nacional e internacional.
Atualmente atua como professora substituta na Universidade Federal do Paraná (UFPR), pesquisadora no projeto Tratamento e Salvaguarda de Acervos de Instituições de Ensino Superior, sou professora convidada do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE), na UTFPR, coordena projeto de extensão e integro o comitê editorial de um periódico científico.

Rodrigues-Ferreira, Ariele da S. M., Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEP/COPPE/UFRJ), em andamento; Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (PPDSP/CEFET-RJ); Especialização em Gestão com ênfase em Empreendedorismo e Negócios pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), em andamento; Especialização em Docência para Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ); Especialização em Gestão e Docência no Ensino Superior (UniBF); MBA em Administração, Contabilidade e Finanças (UniBF); Bacharelado em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); e, Técnico em Administração pela Fundação de Apoio a Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC/RJ). Pesquisa as temáticas: Empreendedorismo (Acadêmico, Jovem, Feminino e Materno), Economia (Criativa, Solidária e Circular), Ecoeconomias, transição econômica, territórios, cidades, transporte sustentável e eco-inovação.

Afonso, Bruno P. D., Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG

Bruno é professor de Administração no Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG, Campus Bambuí. Está responsável pelo Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (NIE), atuando em projetos de educação empreendedora e cultura da inovação, como o desenvolvimento dos Ambientes de Inovação do campus (Fapemig), IF Mais Empreendedor (Setec/MEC), Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação - VUEI (SEDE - Governo MG), Tríplice Hélice (Pibic - campus), dentre outros. É doutor em Administração pela Universidade FUMEC (2014), mestre pela Fundação Pedro Leopoldo (2007) e graduou-se, também em Administração, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). É professor desde 2007, atuando em programas de graduação e pós em diversas instituições. Atua também em projetos de pesquisa, extensão e consultoria nas áreas de Internacionalização e Inovação, Logística e Marketing. Foi sócio em empresas voltadas a: educação, pesquisa e consultoria; startup; e alimentação fora do lar. Participou de projetos junto a instituições, dentre elas: Senac - MG, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, Sebrae Minas, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Apex Brasil e Petrobras Distribuidora. Possui interesse nas áreas de Internacionalização & Inovação, Logística & Produção, Estratégia & Marketing.

Referências

BARBOSA, R. R. Gestão da informação e do conhecimento: origens, polêmicas e perspectivas. Informação e Informação, Londrina, v. 13, n. Esp., p. 1-25, 2008.

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Gestão da Informação. Curitiba, 2013. Disponível em: www.sociaisaplicadas.ufpr.br/portal/decigi/graduacao/sobre-o-curso/documentos-do-curso/. Acesso em: 02 fev. 2023.

MONTEIRO, S. A.; DUARTE, E. N. Bases teóricas da gestão da informação. , p. 89-106, . DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v9i2p89-106 Acesso em: 24 nov. 2023.

NONATO, R. dos S.; AGANETTE, E. C. Gestão da informação: rumo a uma proposta de definição atual e consensual para o termo. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 27, n. 1, p. 133-159, jan./mar. 2022.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 14 edição revisada e aumentada. São Paulo: Editora Cortez, 2005.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23ª edição revista e atualizada. São Paulo: Editora Cortez, 2015.

UNGER, R. J. G.; FREIRE, I, M. Regime de informação na sociedade da informação: uma contribuição para a gestão da informação. Revista digital de biblioteconomia e ciência da informação. Campinas, v.2, n. 2, p. 87-114, jan./jun. 2005.

VALENTIM, M. L. P. Gestão da informação e gestão do conhecimento: especificidades e convergências. Londrina: Infohome, 2004. Dinsponível em:< -] infohome - colunas - organizações do conhecimento - gestão da informação e gestão do conhecimento: especificidades e convergências [- (ofaj.com.br)>. Acesso em Nov. 2023.

WERTHEIN, Jorge. A sociedade da informação e seus desafios. Ciência da Informação., Brasília, v. 29, n. 2, p. 71-77, maio/ago. 2000.

Downloads

Publicado

21-05-2025

Como Citar

SANTIAGO RIBEIRO, L. .; DA SILVA MOREIRA RODRIGUES FERREIRA, A.; PELLIZZARO DIAS AFONSO, B. Práticas de Ensino em Empreendedorismo: a co-criação de uma plataforma para conectar Gestores de Informação . Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 12, n. 1, 2025. DOI: 10.24208/rebecin.v12.381. Disponível em: https://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/381. Acesso em: 24 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa